Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Culinária pedagógica

Programa Especial mostra as maneiras como a arte de cozinhar tem sido

Programa Especial

No AR em 14/12/2014 - 08:30

Os novos chefs recebem seus certificados.A repórter Fernanda Honorato visita a instituição Chefs Especiais, em São Paulo, que realiza oficinas de gastronomia para pessoas com síndrome de Down. Ela conversa com Simone Berti, uma das criadoras do Zé Luiz Pacheco prova a tapioca de Dona Zeinha.Chefs Especiais, e também com alunos do projeto. “Alguns alunos que passam pelo curso de capacitação têm a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e se desenvolver nessa área de gastronomia”, explica Simone.

O repórter Zé Luiz Pacheco prova a tapioca mais tradicional do Nordeste, no Alto da Sé, em Olinda, Pernambuco. “Dizem que a tapioca é dos índios. Na convivência, a gente começou fazendo só de coco. Aí, com o tempo, apareceu queijo, aí coco e queijo. Aí, agora, é tudo”, relata Dona Zeinha, uma das mais antigas tapioqueiras do Alto da Sé.

A pedagoga e psicopedagoga Daniella Cardoso ministra uma oficina de culinária pedagógica, no Rio de Janeiro, para crianças com autismo. As crianças aprendem a preparar lanches, depois os provam e os servem aos colegas. A oficina relaciona o tema com conteúdos escolares, como escrita, leitura, unidades de medida, entre outras. Para Daniella, “a oficina de culinária pedagógica surgiu para agregar a demanda do trabalho psicopedagógico com o lúdico. Então, através das receitas que a gente faz aqui, com as crianças, a gente trabalha os conteúdos pedagógicos inseridos em receitas.”

 




 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/12/2014 - 21:45 e atualizado em 15/12/2014 - 17:49

Últimas

O que vem por aí