Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Surdo

Reportagens especiais marcam a data, que é comemorada em 26 de

Programa Especial

No AR em 21/09/2012 - 22:30

O repórter Zé Luiz e o campeão Fernando FernandesO Programa Especial desta semana é dedicado ao Dia do Surdo, que é comemorado em 26 de setembro. Reportagens especiais vão mostrar exemplos de pessoas que não medem esforços para levar uma vida normal e que têm na família o apoio necessário para viver bem. 

Esse é o caso da família da tradutora do programa, Jeanie Liza, formada completamente de surdos. Ela conta como se adaptou ao mundo dos ouvintes e como foi ser criada  nesse universo de pessoas com deficiência auditiva: “Crescer em uma família surda foi muito natural para mim. Dentro da minha família, eu nunca tive essa percepção de preconceito, porque minha família é toda surda. Quando eu me inseri no mundo dos ouvintes, eu percebi as diferenças que existiam entre esses dois mundos e consegui me desenvolver bem”, explicou.

Em São Paulo, a equipe visitou o Instituto Rolling Stone, uma escola de música voltada para crianças e adolescentes. Lá, conheceu a história de Vinícius, que toca guitarra e tem deficiência auditiva.

No Rio, o repórter Zé Luiz Pacheco entrevistou os atletas de remo adaptado, Thiago Cenjor, campeão na modalidade canoa havaiana, e Fernando Fernandes, campeão mundial de caiaque. No bate-papo, ele fala da motivação para praticar o esporte:

O dia em que eu me sentei em uma canoa me deu resposta para duas coisas que eu estava querendo na minha vida, pós lesão: uma era a liberdade, porque quando a gente está sentado em uma cadeiras de rodas nem sempre é possível ir e vir por falta de acessibilidade, o que é diferente dentro da água; outra, foi a sensação de capacidade. A canoagem te dá uma sensação de capacidade que independe de lesão”

Ainda nesta edição, confira uma dica sobre a vida noturna em Nova Iorque.





Tags:  Dia do Surdo

Criado em 10/09/2012 - 16:46 e atualizado em 27/11/2012 - 13:03

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí