Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Conheça um pouco da história da cadeirante que gerenciou a parte de

Programa Especial

No AR em 28/11/2015 - 14:30

Fernanda Honorato entrevista Gloria Maria...... e também Marcelo TasO Programa Especial desta semana homenageia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Você vai acompanhar a repórter Fernanda Honorato no Prêmio Rio Sem Preconceito. Além de ter sido uma das homenageadas, ela aproveitou para fazer algumas entrevistas por lá. Você vai conhecer ainda, as inglesas Zoe Partington e Barbara Lisicki, especialistas em acessibilidade.

Fernanda Honorato foi premiada no evento Rio Sem Preconceito por lutar contra o preconceito e pela inclusão das pessoas com deficiência. Antes da cerimônia, a repórter conversou com os apresentadores Marcelo Tas e Glória Maria.

“Eu acho que vários caminhos levam ao preconceito. Eu acho que a primeira é a insegurança do ser humano. Quando você fica inseguro, você atira para todos os lados e você procura atingir aquilo que você considera o mais frágil, o mais fraco em qualquer situação. E isso em todos os níveis: em gênero, em raça, em cultura, em nacionalidade. A origem do preconceito vem da insegurança, da ignorância e também da falta de sensibilidade. Você tem que se conhecer para você poder entender o outro e, quando você entende o outro, você não tem preconceito.”, diz a apresentadora Glória Maria.

Já Marcelo Tas, falou sobre como apoia o seu filho, que é transexual:

“Eu procuro apoiar com afeto, primeiramente, que é o papel do pai ser provedor de afeto para os filhos, igualmente, independente de como cada um é. E eu acho que com afeto a gente consegue dar uma base para que nossos filhos sejam quem de fato eles são. No caso do meu filho, do Luc, foi assim. Ele é um cara incrível, que sempre foi muito curioso pelo mundo, pelos estudos e tal. E essa questão do gênero é uma questão que, quando surgiu, eu procurei apoiar para que ele assumisse uma questão que é dele, que é particular dele e com a qual, hoje, ele convive muito bem.”

As inglesas Zoe Partington e Barbara Lisicki, especialistas em acessibilidadeVocê também vai conhecer Barbara Lisicki, que atuou como gerente de Acessibilidade nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres e é cadeirante, e Zoe Partington, que tem deficiência visual e é gerente de arquitetura de um projeto que reúne artistas e arquitetos com deficiência para explorar novas formas de concepção de espaços acessíveis. A equipe do programa conversou com as duas sobre acessibilidade em grandes eventos. Bárbara falou sobre seu trabalho em Londres em 2012:

“Parte do meu trabalho foi melhorar as coisas para os envolvidos nas cerimônias, tanto os profissionais, quanto os voluntários. Eu penso que acessibilidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um dos fatores mais importantes e que quando olhamos para acessibilidade, temos que fazer isso com o olhar mais amplo possível", disse, lembrando que pessoas diferentes têm demandas diferentes.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/11/2015 - 11:09 e atualizado em 03/12/2015 - 16:42

Últimas

O que vem por aí