Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado no Programa Especial

Programa traça um panorama da inclusão social no âmbito nacional e

Programa Especial

No AR em 30/11/2014 - 08:30

Oficial da ONU Habitat no Brasil, Rayne Ferretti conversa com o repórter Zé Luiz PachecoKamila Koncová com seu cão-guia.O Programa Especial desta semana conversa com Kamila Koncová, da República Tcheca. Kamila, que é cega e tem um cão-guia, atua como tradutora do tcheco para o português e está fazendo intercâmbio cultural no Brasil.

A equipe de reportagem entrevista profissionais ligados à educação de surdos fora do Brasil, que dão detalhes sobre a língua de sinais de seus respectivos países. Coordenador da Unidade de Investigação do Instituto Jacob Rodrigues Pereira, instituto mais antigo em Portugal, Paulo Vaz de Carvalho explica a importância da língua gestual portuguesa:

Paulo Vaz de Carvalho.“Nos anos 60 a 70 se começou a fazer grandes investigações, tanto em nível linguístico como neurobiológico, provando que a língua gestual era armazenada exatamente, em nível do cérebro, no mesmo local onde é armazenada a língua oral. A partir daí, começou a haver o desenvolvimento de um estudo da língua gestual, incluindo-a na educação e na aquisição da língua de crianças surdas”, explica Paulo.

O repórter Zé Luiz Pacheco conversa com a oficial da ONU Habitat no Brasil, Rayne Ferretti, que conversa sobre a agência e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “Desde 1992, (esse dia) é comemorado para dar visibilidade ao tema das pessoas com deficiência. (…) É chamar a atenção para um tema que merece uma atenção Fernanda Honorato entrevista Maria Gabriela.especial, para que as pessoas com deficiência tenham a mesma igualdade das pessoas que não têm deficiência”.

No quadro Tietando, Fernanda Honorato entrevista a jornalista Marília Gabriela, que relata ter sido professora de alunos com síndrome de Down.

 

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Criado em 18/11/2014 - 16:47 e atualizado em 01/12/2014 - 15:06

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí