Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Atração revela a importância do sistema criado por Louis Braille

Programa Especial

No AR em 11/12/2016 - 11:30

A Companhia de Teatro Manguinhos em Cena desenvolve projeto de audiolivros na Biblioteca Parque Estadual.Instituto Benjamin ConstantO Programa Especial desta semana faz uma homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A equipe de reportagem visita o Instituto Benjamin Constant para saber um pouco mais sobre o criador do sistema Braille. A atração ainda mostra um projeto de audiolivros realizado pela Companhia de Teatro Manguinhos em Cena.

O Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, tem uma sala em homenagem a Louis Braille, criador do sistema de leitura e escrita que leva seu nome. O professor Vitor Alberto conta a trajetória de Louis Braille e analisa a evolução do método inventado por ele.

“Louis Braille inventou o sistema, tendo como inspiração um capitão do exército que tracejava um código entre seus soldados. E baseado nisso, conversando com ele, se inspirou para criar um sistema pontilhado para leitura e escrita das pessoas cegas. E, aqui, nós tivemos um menino cego chamado José Álvares de Azevedo, que foi para Paris estudar o sistema e trouxe o Braille para cá e colaborou para difundir o sistema aqui no Brasil”.

Ainda nesta edição, a equipe vai até a Biblioteca Parque Estadual conhecer um projeto de gravação de audiolivros da Companhia de Teatro Manguinhos em Cena. A ideia central é ampliar o acesso do público com deficiência visual à literatura brasileira. Ana Carina Santos, diretora artística do projeto, fala sobre os audiolivros.

“O audiolivro é um formato um pouco mais solto, é um livro que permite mais de uma voz, é um livro que permite brincar mais com a interpretação”.

No quadro Passaporte, o Programa Especial mostra uma escola para crianças com deficiência visual em Havana. A professora Bárbara Puerto, que também é reabilitadora visual, comenta o atendimento que eles desenvolvem na instituição.

Aqui, elas aprendem a usar ajudas óticas e não óticas. Ensinamos as crianças de que modo enxergar e as estimulamos”. 
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/12/2015 - 18:49 e atualizado em 09/12/2016 - 12:27

Últimas

O que vem por aí