Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Fernanda Honorato conversa com Rita Pokk e Ariel Goldenberg, atores do

Programa Especial

No AR em 30/11/2013 - 12:30

Neste episódio do Programa Especial, dedicado ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, você vai conhecer o grupo português Dançando com a Diferença, que trabalha com dança inclusiva. Também vai acompanhar o bate-papo com o bailarino e ator britânico premiado, Jacob Casselden, que é surdo, e o passeio da equipe do programa pelo Memorial da América Latina, em São Paulo. Tem também a entrevista de Fernanda Honorato com os atores do filme “Colegas”, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, ambos com síndrome de Down.

O Dançando com a Diferença é originário da Ilha da Madeira, em Portugal, e há 12 anos trabalha com dança inclusiva, criando espetáculos com um elenco de pessoas com e sem deficiência. A equipe conversou com integrantes do grupo e com o diretor artístico, Henrique Amoedo.

“Faz parte da nossa filosofia ter pessoas com e sem deficiência atuando e desenvolvendo todas as atividades , no mesmo nível", explica Henrique, que preza a igualdade entre pessoas com e sem deficiência. "Todo mundo no mesmo nível, fazendo o mesmo tipo de atividade. Para mim são todos bailarinos e me interessa mostrar para o público que é possível fazer um espetáculo com qualidade estética e artística e onde a deficiência não seja o foco central”, diz.

O ator e bailarino britânico Jacob Casselden foi eleito em 2010 o melhor ator surdo no West-End, Londres. Além disso, ele já se apresentou no The Royal Court Theater e recebeu diversos prêmios internacionais. Jacob conta no programa como entrou para o mundo das artes:

“Me tornei o primeiro ator surdo do West End, em Londres. Era realmente incrível, porque tinha a ver com mudar a perspectiva das pessoas em relação às pessoas surdas. O trabalho então evoluiu e a inclusão dos surdos foi muito útil. Não deveria haver comunidades diferentes, mas, sim, uma única comunidade, e a arte é uma mídia muito poderosa para conseguir isso”, diz.

Em São Paulo, a equipe do programa conheceu a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, do Memorial da América Latina. O espaço dispõe de um serviço para facilitar o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual. o funcionário Carlos Campos, que é cego, diz que a biblioteca é totalmente acessível às pessoas com deficiência:

“Um dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca Latino-Americana consiste na digitalização do acervo em áudio, permitindo que as pessoas com deficiência visual, sejam elas cegas, com baixa visão ou mesmo idosos ou pessoas que não tenham condições de ler pelo método convencional, possam ter acesso a essa leitura”.

O protagonistas do filme “Colegas” Rita Pokk  e Ariel Goldenberg, que têm síndrome de Down, contam que no início deste ano foram recebidos pelo ator Sean Penn na casa dele, em Los Angeles. A repórter Fernanda Honorato foi conversar com o casal de atores e Ariel contou como foi esse encontro:

“Eu fiquei muito emocionado de viajar para lá, era a primeira vez que eu estava em Hollywood. Fomos até a casa do Sean Penn, foi muito emocionante, ele recebeu a gente, é muito educado, é um cara super humilde e eu gosto muito dos filmes dele”.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/11/2013 - 16:52 e atualizado em 19/11/2013 - 16:40

Últimas

O que vem por aí