Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem às mulheres no Programa Especial

Mulheres que símbolos de superação contam um pouco de suas histórias

Programa Especial

No AR em 05/03/2017 - 12:30

Jornalista Jéssica Paula relembra momentos de sua viagem pelo continente africano.“Você sai da adolescência e entra na fase adulta. O que acontece quando nós passamos por essa transição e com uma deficiência?”, pergunta-se a estudante de biologia Eduarda Emerick, que e tem deficiência visual. “Em primeiro lugar, você tem que se aceitar. Depois que você se aceita, vai dando seus passos”, ela própria responde. E ainda dá um recado a todas mulheres: “ Corram atrás dos seus sonhos, busquem a liberdade. Procure a sua independência, mas, acima de tudo, procure o que te faz feliz.”

A jornalista Jéssica Paula tem deficiência física e viajou sozinha para a África. Com o objetivo de contar histórias de vítimas dos conflitos no continente, ela escreveu o livro Estamos Aqui. “Eu estava na Programa Especial acompanha um dia de treino da tenista paralímpica Natalia Mayara.universidade ainda e precisava de um bom tema para o meu trabalho de conclusão de curso e uma boa desculpa para viajar de novo”, revela. “Então, tive a oportunidade de conhecer o Marrocos, a Mauritânia e, ali, eles estavam recebendo muitos refugiados dos países em conflitos vizinhos. Aí tive a ideia: 'Caramba, refugiado deve ter tanta história de vida bacana.'”

Jéssica relembra alguns momentos curiosos dessa jornada em busca de histórias que ainda não foram contadas. Ela passou por Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. “Para as mulheres, é de muito bom tom que você use véu. Eu tinha uma canga que eu comprei no Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor todo colorido, eu a peguei e fiz de véu. Mas, por andar com a muleta, eu não tinha como, porque, com o vento, o véu acaba saindo da cabeça. E como eu não tenho as mãos livres era bem complicado, então eu evitava ao máximo andar de véu.”

Ainda neste Programa Especial, o quadro Paralímpicos apresenta a tenista paralímpica Natalia Mayara.

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/03/2016 - 21:20 e atualizado em 01/03/2017 - 14:03

Últimas

O que vem por aí