Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inovações tecnológicas a serviço da inclusão

Programa Especial mostra o projeto Open Arms, que criar próteses a

Programa Especial

No AR em 11/01/2015 - 08:30

Gustavo Brancante: "por que eu vou fazer isso e guardar para mim e patentear se posso fazer uma coisa aberta que vai ajudar o número maior de pessoas?"
Em São Paulo, o repórter Zé Luiz Pacheco entrevista o engenheiro eletrônico Gustavo Brancante, que utiliza impressoras 3D para montar próteses a baixo custo. O projeto idealizado por ele se chama Open Arms e já tem cinco peças em desenvolvimento.

“Esse software é para controlar a mão com o smartphone. Com o sensor mioelétrico, você consegue detectar o Paciente é atendido no ambulatório, com o uso de equipamentos desenvolvidos por Cliquet.estímulo do músculo, e aí  conecta a mão e, conforme o estímulo do músculo você consegue fazer o movimento”, revela o engenheiro.

Nossa equipe vai a Campinas conversa com o bioengenheiro Alberto Cliquet. Ele se dedica a desenvolver equipamentos e próteses para pacientes com lesão medular, paraplégicos e tetraplégicos.

“Nosso ambulatório atende cem pacientes, duas vezes por semana, e o laboratório faz as pesquisas em cima desses pacientes, já que alguns se tornam voluntários. Nossa equipe é formada por engenheiros, fisioterapeutas, médicos ortopedistas, cardiologistas, neurologistas, basicamente todas as áreas”, explica Cliquet.

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/01/2015 - 17:43 e atualizado em 12/01/2015 - 11:41

Últimas

O que vem por aí