Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lazer em Fortaleza

Conheça dois projetos com acessibilidade na capital cearense

Programa Especial

No AR em 30/07/2016 - 15:30

O Eco Circo é feito com cadeirantesInclusão Remar: Lagoa do Colosso é cenário de atividades aquáticasO Programa Especial desta semana vai até Fortaleza para conhecer duas opções de lazer acessíveis na capital cearense: o espetáculo de um Circo acessível e um projeto voltado para os amantes de aventuras na água.

Você vai saber como funciona o Inclusão Remar, um projeto voltado para pessoas com diferentes deficiências, dedicado à prática de esportes de aventura aquática na Lagoa do Colosso. O responsável pelo projeto, Vicente Cristino, que sempre trabalhou com deficientes, é quem conta sobre como participar e quais são as atividades oferecidas no local.

"Nós temos o stand up e a canoagem, e atividade de recreação e de lazer. Mas, não é só chegar aqui e entrar na água. Toda criança, todo adolescente, todos os adultos que vêm praticar atividade aqui passam por uma avaliação. Essa avaliação também necessita de uma resposta médica. Por isso, a gente também pede um documento médico liberando a pessoa para essas atividades. Só depois disso tudo vamos desenvolver a habilidade dele na água.”

Outra opção de lazer acessível na cidade é o Eco Circo, a primeira companhia itinerante temática do Nordeste, cujos espetáculos são acessíveis para pessoas com deficiência. O superintendente da ONG Intervalo, Alencar Lage, que comanda a atração, falou sobre o trabalho social que realiza:

“O nosso projeto desenvolve várias áreas nas artes cênicas e na área de cultura. Uma delas é o Eco Circo: arte cultura e cidadania, projeto realizado através da Funarte que já foi agraciado com o Prêmio Carequinha, em 2010. A partir daí, realizamos a Escola Circo Social Respeitável Vida e criamos o Circo Acessível, com cadeirantes e passarela com acessibilidade". Segundo ele, o espetáculo tem acessibilidade também para pessoas surdas, inclusive com uma intérprete, e é uma forma de permitir que as pessoas convivam todas juntas.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/07/2016 - 17:16 e atualizado em 10/10/2016 - 15:45

Últimas

O que vem por aí