Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tornar-se pessoa com deficiência

Programa Especial analisa mudanças que acontecem na vida de pessoas

Programa Especial

No AR em 17/08/2013 - 13:30

Ronaldo SerafimRonaldo Serafim era dentista e professor universitário. Depois de se tornar cadeirante, decidiu se aposentar. Atualmente, redescobriu uma antiga paixão, a pintura, e resolveu se dedicar a ela não apenas como um hobby: “Concluí que não mexer os dedos não me fez pintar pior. Eu, hoje, acho que eu tenho um traço mais fino. É óbvio que eu fiz algumas adaptações. O bom foi que, assim, depois de uns meses, eu tinha uma adaptação onde eu podia ter o traço que eu tinha antes”.

Rodrigo Parreira tem 29 anos e trabalha com audiodescrição. Diabético desde criança, perdeu a visão há cinco anos. “Tive que ir me adaptando, aos poucos, às coisas que eu já não conseguia fazer por enxergar menos que o normal, tendo que enfrentar, tendo que criar essa coragem de arriscar coisas que eu nunca tinha tentado antes”, relata Rodrigo.  

Gilberto Tavares é ascensorista e trabalha em duas universidades: Cândido MendesPUC-Rio. Amputado da perna esquerda, Gilberto conta como é o seu trabalho e que mudou em sua vida após se tornar uma pessoa com deficiência. “Tive que fazer um curso de informática, curso de ascensorista e fui procurando. Até conseguir na  Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos.”

 




Apresentação: Juliana Oliveira

Direção: Angela Reiniger

Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco

Produção: Ricardo Petracca

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/08/2013 - 13:36 e atualizado em 27/12/2013 - 14:54

Últimas

O que vem por aí