Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O filho de Jango

Provocações

No AR em 22/05/2015 - 03:00

João Vicente lembra dos conspiradores contra o governo de 1964

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O saudoso provocador recebe neste programa João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República Jango. O pai foi deposto pelos militares em 1964. "Temos que ter a decência de rever Lei de Anistia, sem isso não podemos falar em direitos humanos", criticou o convidado, destacando que Uruguai, Chile e Argentina estão anos-luz à frente do Brasil nesta matéria. "A Comissão Nacional da Verdade trouxe um impulso ao tema, mas ela tem limitações e não possui a capacidade para efetuar qualquer punição".

Sobre a decisão de Jango em não resistir ao golpe, João considera que o pai teve sensiblidade política em abdicar de querer lutar pelo poder de forma pessoal. Caso contrário, haveria uma guerra civil.  "A 4a frota (divisão da Marinha dos Estados UnidoS) já estava em nossa costa", recorda, pontuando que os primeiros a reconhecer o novo governo, sob a presidência de Ranieri Mazzilli, foram os estadunidenses.

Em relação ao embaixador Lincoln Gordon, revelou que o diplomata disse publicamente que deu US$ 5 milhões a generais e políticos para derrubar o presidente João Goulart. "Ele contou isto, em 2002, diante de câmera e microfones, quando veio a São Paulo para lançar um livro de memórias".

Para João Vicente, o país vive um momento democrático, mas ainda se ressente das reformas de base (agrária, educacional, tributária, administrativa e urbana) ainda não realizadas.  




Criado em 20/05/2015 - 15:37 e atualizado em 20/05/2015 - 15:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí