Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Provocações com o artista plástico Márcio Casarotti

Como professor universitário, ele comenta sobre o diálogo entre a

Provocações

No AR em 15/08/2014 - 02:00

Marcio Casarotti no ProvocaçõesNo Provocações desta semana, Antônio Abujamra recebe o artista plástico e professor universitário, Márcio Casarotti fala sobre as dimensões que o seu trabalho visual engloba, que são um, dois e mil. Ele explica: “Um: as coisas falam dos indivíduos, os diálogos interiores, questões pessoais, as coisas que a gente sente quando conversa conosco mesmo. Dois: estarmos aqui conversando, você tem uma percepção de mim e eu de você [...] e Mil: somos nós em sociedades, constituídas pelo um e pelos pares, essa questão dialógica”.

Márcio fala ainda sobre os rótulos que são impostos sobre a arte e os períodos artísticos da história: “o que eu faço tanto na minha atividade profissional quanto na minha atividade artística é possibilitar um fluxo de produção. As coisas todas do passado, a gente conhece: Arte Contemporânea, fovismo, cubismo, dadaísmo, hoje com rótulos. Naquela época, eles não tinha isso muito vivo, acontece que passaram algumas décadas e as coisas ganharam rótulos. A arte chamada contemporânea, a arte do agora, na verdade você faz as coisas, e é bom que você não faça pensando em agradar x ou y, sem nenhum tipo de rabo preso e etc. Isso é importante na produção mais artística.”

Como professor universitário, comenta sobre o diálogo entre a poesia e a arte, e o consumo, o que chama de poética do consumo: “a poética é esse conjunto de discursos com alguns significados mais diretos e alguns um pouco mais indiretos, que buscam, no caso desse grupo [poética de consumo] entender como isso se relaciona com o consumo, muitas vezes não só sobre o objeto, mas sobre o discurso sobre o objeto, o que se fala sobre ele. Em Arte Contemporânea por exemplo, como pouca gente pode ter um Munch, mas todo mundo pode falar sobre a obra O Grito. É muito mais rico o que se pode fazer com esse discurso que está em torno dele. As poéticas são essa massa de discurso, significado, sensações, que ficam orbitando, no caso especifico desse grupo.”




Criado em 05/08/2014 - 18:09 e atualizado em 05/08/2014 - 18:09

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí