Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Provocações recebe o roteirista Luiz Bolognesi

Provocações

No AR em 19/09/2014 - 02:00

O roteirista Luiz Bolognesi é o entrevistado do ProvocaçõesO roteirista Luiz Bolognesi é o convidado de Antônio Abujamra no Provocações desta semana.

Bolognesi fala sobre sua paixão pelo cinema e pela história do Brasil, declarando que ambas são fundamentais em sua vida. “Eu acho que o cinema tem uma grande possibilidade de transformação”. Segundo ele, o ser humano precisa de experiências transformadoras. “Acho que a arte tem esse papel, que o cinema tem esse papel. Acho um encontro extraordinário entre cinema e história”.

Luiz também comenta sobre sua angústia diante da forma que tratam a história do Brasil.  “Fala-se muito sobre o holocausto judeu na Europa, mas não se fala nada sobre o holocausto dos povos americanos em cinco séculos de história. Isso me causa uma dor profunda e eu não consigo pensar outra coisa quando vou trabalhar com cinema”, enfatiza.

Ele conta o por que demorou 10 anos para finalizar Uma História de Amor e Fúria. “Eu liderei um grupo de 40 jovens, que desenharam o filme todo com lápis sobre papel, uma técnica quase extinta.” Apesar de ser um filme de desenho animado, conta que ele é direcionado para adolescentes e adultos.

Bolognesi também explica as diferenças técnicas da animação clássica das que são utilizadas hoje. “As animações hoje são modelos construídos no computador, que têm um determinado número de movimentos. É muito limitado.” Já a animação clássica é pintura pura, o artista desenha cena por cena. “Um desenho de lápis no papel, pra mim é de uma intensidade e de um volume de produção artística que me encanta. Foi um dos grandes motivos de ter feito esse trabalho”, finaliza.
Classificação indicativa: 14 anos.
 




Criado em 17/09/2014 - 13:32 e atualizado em 17/09/2014 - 13:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí