Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rainhas do Rádio são homenageadas no Recordar é TV

TV Brasil recupera entrevistas de Emilinha Borba e Marlene para TVE

O Recordar é TV celebra duas das mais famosas rainhas do rádio, as cantoras Marlene e Emilinha Borba, na edição desta terça (7), às 22h45, na TV Brasil. A emissora pública resgata trechos de entrevistas que elas concederam aos programas Advogado do Diabo e O Papo, conteúdos preservados do acervo da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, exibidos na década de 1980.

Declaradamente fãs de Carmem Miranda, elas eram artistas completas: atuavam no rádio, cinema, teatro e televisão. As rainhas Emilinha e Marlene fizeram da Rádio Nacional seu palco por décadas, e se consagraram como os maiores mitos da época de ouro da música brasileira.

Imortalizados na voz da Pequena Notável, os versos da música "Nós somos as cantoras do rádio" traduzem bem a importância de Emilinha e Marlene para o cancioneiro nacional. Apesar da suposta rivalidade, as cantoras foram parceiras em várias canções.

Essa edição especial, o Recordar é TV intercala trechos da conversa de Emilinha Borba com o cartunista e apresentador Ziraldo no programa "O Papo", em 1989, e da participação de Marlene na sabatina à atração Advogado do Diabo, em 1988, duas produções da extinta TVE do Rio. Nas entrevistas, as divas falam sobre a experiência na Rádio Nacional, teatro, cinema, carnaval e os fãs clubes, entre outros assuntos.

As artistas deixaram saudades em um público fiel. Emilinha faleceu aos 82 anos, em 3 de outubro de 2005, vítima de um infarto fulminante. Já Marlene morreu aos 91 anos, em 13 de junho de 2014, após sofrer uma pneumonia.

Sobre o programa e as novas edições

Conduzido pela jornalista Neise Marçal, o programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas sobre humoristas, grandes instrumentistas e mestres do palco, além de homenagens a personalidades consagradas.

No ar às terças, às 22h45, o programa Recordar é TV é exibido em horários alternativos pela TV Brasil aos sábados, às 18h, e aos domingos, às 23h30.

Serviço:
Recordar é TV - terça-feira, dia 7/8, às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado, dia 11/8, às 18h, na TV Brasil.
Recordar é TV - domingo, dia 12/8, às 23h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 06/08/2018 - 15:00 e atualizado em 06/08/2018 - 15:00

Ultimas

O que vem por aí