Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rashid fala sobre cultura do rap e gratidão na TV Brasil

Músico bate-papo com trio de apresentadores do programa Estação Plural

O rapper paulistano Rashid é o convidado do Estação Plural dessa quarta (1º) que vai ao ar às 22h15 na TV Brasil.

Na conversa com os apresentadores Fefito, Mel Gonçalves e Ellen Oléria, ele conta um pouco de sua trajetória e aborda assuntos como a cena da música rap no país, o respeito à hierarquia e o sentimento de gratidão.

Aos 12 anos, Rashid já escrevia suas próprias letras e, aos 16, participava das batalhas de freestyle. Hoje, com 29, o artista luta musicalmente contra todo tipo de esterótipo, opressão e injustiça. Em sua trajetória, já trabalhou com nomes ilustres, como Os Racionais, Emicida, Criolo, Tássia Reis, entre outros. O talento da nova geração do rap nacional, que também é compositor e produtor musical, já lançou três mixtapes, dois EP's, vários videoclipes e dois álbuns oficiais.

Na entrevista, o artista aborda a cultura rap no Brasil e para ampliar o assunto o Estação Plural traz um depoimento do músico Triz, rapper paulista transgênero e não binário.

No bate-papo, Rashid também fala sobre a escolha do seu nome artístico. Ele conta que começou a carreira como Mosca, assim que migrou do grafite para o rap, mas logo resolveu mudar:"Falavam que eu tinha a maior cara de árabe. Então quando eu decidi profissionalizar a minha carreira, achei que 'Mosca' não passava aquela imponência que precisava. Aí, pensei: 'por que não procurar um nome árabe, já que os caras falam tanto?'

O músico revela ainda que Rashid, no Oriente Médio, significa "de fé verdadeira ou justo", e, em alguns lugares da África, "guiado corretamente". "Isso tem tudo a ver com o que eu queria passar com minha música", acrescenta.

No segundo bloco do programa a pauta é hierarquia. Afinal, quando é necessária? Gostando ou não, ela está sempre presente em várias áreas da vida, como na família, na escola e no trabalho. Os apresentadores e o convidado explicam como é possível lidar com essa estrutura da vida em sociedade.

A gratidão embala o papo e as rimas do rapper no último bloco. Durante o quadro Desafio Aurélia, momento do Estação Plural em que os convidados tentam adivinhar o sentido de expressões do universo LGBT, Rashid tenta descobrir o significado do termo "lorogum" na linguagem pajubá.

Sobre o Estação Plural

A atração semanal traz um bate-papo descontraído sobre pautas relacionadas à diversidade e apresenta um novo olhar para a discussão de temas comportamentais que despertem o interessam do público.

A cada edição, o trio de apresentadores recebe um convidado especial no estúdio da emissora pública. A conversa contempla as questões do mundo LGBT e assuntos que estimulem a reflexão e a curiosidade do telespectador, a partir da ótica dos entrevistados e de Ellen, que é lésbica; Mel, que é transexual, e Fefito, que é gay.

O formato do Estação Plural em sua segunda temporada destaca essas temáticas ao longo de todo o programa que é organizado em três blocos. A equipe também sai às ruas e repercute os conteúdos levantados na entrevista. Já no quadro da linguagem pajubá, os convidados tentam descobrir o significado de expressões do universo LGBT.

Serviço
Estação Plural – quarta-feira, dia 1°, às 22h15, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/07/2018 - 13:30 e atualizado em 31/07/2018 - 13:30

Últimas

O que vem por aí