Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV apresenta entrevista de Emilinha Borba

Programa relembra bate-papo da cantora com Ziraldo em 1989

Programa relembra bate-papo da cantora Emilinha Boraba com Ziraldo na TVE em 1989

Considerada uma das mais populares cantoras brasileiras e uma das estrelas da Rádio Nacional, Emilinha Borba é homenageada pela TV Brasil nesta terça (29), às 22h45 na série Recordar é TV.

A emissora resgata a participação da eterna Rainha do Rádio no programa "O Papo", apresentado pelo cartunista Ziraldo no final da década de 1980, na extinta TVE do Rio. Entre os trechos selecionados, uma canja de marchinhas.

Com descontração, a artista rememora a infância e o início da carreira. Ela destaca sua admiração por Carmem Miranda e comenta sobre o lendário Cassino da Urca.

Emilinha Borba também recorda sua atuação no cinema e emociona-se ao falar dos fãs clubes das rainhas do rádio. "A Garota Grau Dez" e "A Favorita da Marinha" são alguns dos apelidos da saudosa cantora que faleceu aos 82 anos em outubro de 2005.

Trajetória de Emilinha e rivalidade com Marlene

Ela soltou a voz no programa de calouros de Ary Barroso e fez carreira na Rádio Nacional nos anos 1940 e 1950. Fã declarada de Carmen Miranda, sua grande inspiração desde a juventude, Emilinha ficou conhecida como a mais popular intérprete das marchinhas de carnaval do Brasil. Em sua trajetória gravou dezenas de sambas e boleros até que o carisma da cantora chegou às telas do cinema.

Durante a conversa com Ziraldo, Emilinha Borba afirma que imitava "A Pequena Notável" na infância e conta como foi a experiência como crooner no início de sua trajetória artística. Ao longo de 60 anos de carreira, a diva gravou mais de 300 discos. Com vasto repertório, a relação com o público era um tema caro à artista.

Consagrada como uma das "Rainhas do Rádio" durante os anos de ouro da música brasileira, ela disputava a coroa com a cantor Marlene. Apesar da suposta rivalidade, as duas foram parceiras em várias canções. Emilinha Borba diverte-se ao relembrar essa época e falar sobre as polêmicas "brigas" entre os fãs que defendiam uma ou outra.

Sobre o programa e as novas edições

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a artistas consagrados como Aracy de Almeida e Cartola, entre outros.

Serviço:
Recordar é TV - terça-feira (29), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (2), às 18h, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/05/2018 - 19:15 e atualizado em 25/05/2018 - 19:15

Últimas

O que vem por aí