Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV celebra o talento e a garra de Elza Soares e Alcione

Produção resgata sabatina das divas em duas atrações da TV

Para homenagear duas das maiores cantoras do país, Elza Soares e Alcione, o programa Recordar é TV resgata conteúdos de acervo da antiga TVE/RJ nesta terça (16), às 22h45 com entrevistas e canções que lembram as vozes inconfundíveis dessas pérolas negras em momentos raros.

A emissora pública exibe trechos dos programas "Água viva" (1979) e "Eu sou o show" (1986). Nas produções, as divas lembram acontecimentos marcantes das suas carreiras e apresentam interpretações vigorosas de sucessos dos seus repertórios.

No fim dos anos 1970, Elza Soares foi entrevista pelo produtor e compositor Hermínio Bello de Carvalho na atração "Água viva". O primeiro bloco do Recordar é TV lembra esse encontro e faz um perfil da artista por meio de músicas e depoimentos num tom intimista.

Já no segundo bloco, o destaque é a participação de Alcione no programa "Eu sou o show", conduzido pela jornalista Lúcia Abreu. A produção traz uma "Marrom" descontraída na segunda metade da década de 1980. Além de falar sobre a trajetória, a cantora também solta a voz.

Elza Soares abre o coração

A entrevista de Elza Soares intercala interpretações de sucessos como "Devagar com a louça", "Se acaso você chegasse", "Vem morar comigo" e "Quero morrer no carnaval" com depoimentos da musa numa conversa franca com Hermínio Bello de Carvalho.

Durante o papo, ela conta casos curiosos de sua trajetória. Elza Soares mergulha em sua rica história de vida com delicadeza. A cantora fala de peito aberto sobre temas como a infância, a família e o início da carreira em Buenos Aires.

Espontânea, a artista faz declarações com a sinceridade que lhe é peculiar. Com um timbre inconfundível, Elza Soares fala sobre a rouquidão da sua voz e diz que certa vez teve de explicar sua aptidão para o samba.

Marrom entoa clássicos de sua obra

O Recordar é TV apresenta uma biografia audiovisual da Alcione em imagens antológicas e depoimentos de personalidades como o experiente jornalista Flávio Cavalcanti. A produção mostra como a Marrom passeia com suingue e carisma pela sua carreira.

Com a potencial vocal que caracteriza suas apresentações, Alcione conquistou um espaço importante na música popular brasileira. "Eu cantei muito na noite do Rio, de São Paulo e da Europa", conta a sambista no material de arquivo da emissora pública.

Nesse especial compilado pela TV Brasil para o Recordar é TV, a musa interpreta sucessos do seu vasto repertório como "Estranha loucura", "As rosas não falam" e o clássico "Não deixe o samba morrer".

Sobre o programa e as novas edições

Conduzido pela jornalista Neise Marçal, o programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com homenagens aos compositores Cartola e Paulinho da Viola, aos sambistas João Nogueira e Martinho da Vila, além de tributo às damas do teatro Ruth de Souza e Eva Todor.

Serviço:
Recordar é TV – terça-feira, dia 16/10, às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV – sábado, dia 20/10, às 18h, na TV Brasil.
Recordar é TV – domingo, dia 21/10, às 23h30, na TV Brasil.
 
Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/10/2018 - 12:00 e atualizado em 15/10/2018 - 12:00

Últimas

O que vem por aí