Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV celebra Radamés Gnattali e Baden Powell

Produção utiliza materiais conservados no acervo da emissora

O programa Recordar é TV destaca a vida a obra de dois gênios da música nacional: os instrumentistas Radamés Gnattali e Baden Powell neste sábado (14), às 20h, na TV Brasil.

O tributo resgata conteúdos preservado no acervo da emissora pública com produções da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro. O conteúdo já está no aplicativo EBC Play.

A homenagem recupera um trecho da entrevista e das performances do maestro Radamés Gnattali no programa "Contra-luz" dirigido e apresentado por Hermínio Bello de Carvalho, em 1986, na TVE/RJ.

A atração fez um perfil do arranjador, compositor e pianista gaúcho. O especial mergulhou no que há de melhor da música instrumental brasileira quando Gnattali completava 80 anos de idade.

Acompanhado do grupo Camerata Carioca e do seu quinteto, o maestro interpretou sucessos como "Carinhoso", "1x0", "Uma rosa para Pixinguinha" e "O trenzinho do caipira". Gnattali também brindou o público ao apresentar a canção"Rosa" com a participação luxuosa da divina Elizeth Cardoso no vocal.

Ao transitar entre o popular e o erudito, o homenageado era um eterno experimentador. Durante o programa, Radamés Gnattali falou abertamente sobre sua trajetória artística e a respeito da Rádio Nacional onde trabalhou durante três décadas. Também comentou a amizade e as parcerias com ícones da música nacional como Pixinguinha, Villa-Lobos e Tom Jobim.

Já para registrar o legado deixado por Baden Powell, um dos maiores violonistas de todos os tempos, o Recordar é TV recupera performance do músico em uma produção exclusiva da TVE/RJ que combina apresentação musical com bate-papo.

O bamba concedeu entrevista ao jornalista Fernando Lobo na atração "Baden muito especial", em 1994. O material de arquivo traz o homenageado tocando suas principais canções como "Samba em Prelúdio", "Canto de Ossanha" e "Berimbau".

Na ocasião, o músico fala de sua trajetória e conta histórias de sua carreira. No conteúdo de acervo preservado pelo canal, o artista aborda suas viagens ao exterior e shows mundo afora. Ao ser perguntado sobre seu principal parceiro artístico, ele não hesita em denominar o poetinha Vinícius de Moraes.

Embora seu nome tenha se popularizado junto com a bossa nova, a música de Baden Powell não cabia em uma única definição. Companheiro de Vinícius de Moraes em várias composições, o artista dizia que o violão era “sua metade”. Com uma técnica apuradíssima e um estilo único, ele misturou o popular com o erudito.

Edições temáticas e tributos no Recordar é TV

O Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

O Recordar é TV também vai ao ar em horários alternativos na programação da TV Brasil. As produções históricas que resgatam o arquivo do canal estão no site da emissora pública no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv.

Esses conteúdos raros preservados no vasto acervo da emissora pública ainda podem ser acompanhados no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço:
Recordar é TV – sábado, dia 14/12, às 20h, na TV Brasil.
Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-623

Criado em 13/12/2019 - 13:00 e atualizado em 13/12/2019 - 13:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí