Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV homenageia Cartola e Paulinho da Viola

Programa resgata performances históricas dos dois compositores

Para celebrar o talento e a elegância de Cartola e Paulinho da Viola, o programa Recordar é TV de sábado (11) resgata momentos antológicos dos músicos e poetas em entrevistas gravadas na década de 1980. O programa, que vai ao ar na TV Brasil às 20h, exibe depoimentos de Dona Zica (esposa de Cartola), Paulinho da Viola e do próprio Cartola.

Na primeira parte, o episódio recupera a participação de Cartola no programa “Raízes”, que foi ao ar na extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1988. As entrevistas que contam a trajetória do cantor e compositor são intercaladas por interpretações dos maiores sucessos do poeta.

Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira junto com o amigo e grande parceiro musical Carlos Cachaça. Durante o programa, ele comenta a importância dessa e de outras parcerias em sua carreira. Autor de sambas inesquecíveis, Cartola é considerado um dos maiores compositores do país e sua poesia continua viva e renovada pelas novas gerações de cantores.

No segundo bloco, o Recordar é TV resgata o programa "Eu sou o show", com Paulinho da Viola, que foi ao ar em 1985 pela TVE do Rio. O músico foi entrevistado por Cristina Prochaska e apresenta sua família, fala sobre suas referências musicais e canta seus maiores sucessos, como a canção "Foi um rio que passou em minha vida".

Durante o bate-papo, Paulinho da Viola destaca a importância do pai César Faria e suas referências musicais como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de tocar ao lado do grupo Época de Ouro canções como "Implicante". As composições do artista representam um universo particular na música popular brasileira: a união sofisticada da bossa nova com a vibração do samba.

O choro, herdado do pai, ajudou a moldar a arte de Paulinho da Viola. Convidado por Hermínio Bello de Carvalho, começou a carreira tocando no "Zicartola", famoso bar do lendário Cartola e sua mulher, Dona Zica.

Edições temáticas e tributos no Recordar é TV

O Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

O Recordar é TV também vai ao ar em horários alternativos na programação da TV Brasil. As produções históricas que resgatam o arquivo do canal estão no site da emissora pública no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv.

Esses conteúdos raros preservados no vasto acervo da emissora pública ainda podem ser acompanhados no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço:

Recordar é TV – sábado, dia 11/01, às 20h, na TV Brasil
Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

 

Criado em 09/01/2020 - 12:15 e atualizado em 09/01/2020 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí