Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV homenageia Radamés Gnattali e Baden Powell

Atração exibe entrevistas históricas dos gênios da música

O toque do violonista e compositor Baden Powell e a regência do maestro Radamés Gnattali são as estrelas Recordar é TV dessa terça (21) que vai ao ar às 22h45 na TV Brasil.  A atração presta um tributo aos dois gênios da música instrumental brasileira resgatando trechos de entrevistas realizadas nos anos 80 e 90 pela TVE do Rio de Janeiro.

O conteúdo recuperado do acervo da emissora reúne registros do programa “Contra-luz”, em que Hermínio Bello de Carvalho homenageia os 80 anos de vida Radamés Gnattali, intercalados com a entrevista Baden Powell à Fernando Lobo no programa” Baden Muito Especial”.

Durante o episódio, os dois ícones que beberam nas fontes da música clássica, do choro, do samba e do jazz falam das andanças pelo mundo, suas carreiras, parcerias e, claro, tocam suas principais composições.

Contra-luz foi exibido em 1986, ano em que Gnattali completou 80 anos e dois antes dele morrer. Com fotos antigas e ao som de belas canções interpretadas por ele ao piano, o programa apresenta um perfil da vida do maestro.

Nascido em Porto Alegre, Gnattali começou a estudar piano aos 6 anos de idade e, aos 9, regeu uma orquestra infantil com seus próprios arranjos. Nos anos 30, conheceu o Rio de Janeiro onde regeu a orquestra da Rádio Nacional e foi considerado o melhor arranjador de música popular do Brasil.

Na entrevista, ele relembra os quase 20 anos que passou na França e aponta Vinícius de Moraes como seu maior parceiro. O maestro, que era um eterno experimentador e trafegava entre o popular e o erudito, também fala sobre Pixinguinha, Villa Lobos, Tom Jobim.

Acompanhado do grupo Camerata Carioca, Gnattali interpreta canções como “Samba em Prelúdio”, Berimbau e “Carinhoso”.

O tributo à Radamés Gnattali é entremeado com trechos do programa “Baden Muito Especial” exibido em 1994 pela extinta TVE.

Na entrevista à Fernando Lobo, o compositor que também é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos, relembra as parcerias com Elis Regina, Vinícius de Moraes e Paulo César Pinheiro. Ele homenageia esses e outros artistas tocando sucessos como “Vou Deitar e Rolar”, “Canto de Ossanha” e “Samba da Benção”.

Sobre o programa e próximas edições

Conduzido pela jornalista Neise Marçal, o programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro. 

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar os vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas sobre mestres do palco, agitadores culturais, além de homenagens a personalidades consagradas da Bahia e Minas Gerais.

No ar às terças, às 22h45, o programa Recordar é TV é exibido em horários alternativos pela TV Brasil aos sábados, às 18h, e aos domingos, às 23h30. 

Serviço:
Recordar é TV - terça-feira, dia 21/8, às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado, dia 25/8, às 18h, na TV Brasil.
Recordar é TV - domingo, dia 26/8, às 23h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/08/2018 - 11:15 e atualizado em 20/08/2018 - 11:15

Últimas

O que vem por aí