Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reestreia discute os 30 anos da Carta Cidadã

Estevão Damázio apresenta Diálogo Brasil a partir desta segunda (19)

O programa Diálogo Brasil volta ao ar com novidades nesta segunda (19), às 22h15, na TV Brasil. O jornalista Estevão Damázio toma a frente do programa para receber os convidados e debater assuntos que chamam a atenção e são importantes para o país. Apesar do novo cenário, o formato com 30 minutos de duração permanece o mesmo: dois entrevistados trazem opiniões diferentes para mostrar que todo tema tem mais de um lado.

A reestreia aborda os 30 anos de Constituição Federal. Em três décadas, o que a Carta Magna mudou no país? Os convidados do primeiro programa do ano são o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence e o deputado federal e constituinte Miro Teixeira (Rede/RJ). Durante a entrevista, os convidados apontam acertos e erros da Constituição.

É com a Constituição nas mãos que Miro, membro da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, hoje defende uma revisão da Carta. “Este livro deve merecer todas as homenagens”, afirma

Para o deputado federal, “a Constituição nunca faltou à Pátria”. Pelo contrário, garantiu a normalidade do país inclusive em dois impeachments presidenciais, sem que “as vivandeiras” conspirassem nos quartéis. Ainda assim, Miro Teixeira sugere uma revisão da Carta, por ser a conjuntura atual totalmente diversa daquela de 1988, que precedia a derrubada do Muro de Berlim.

O ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence integrou da Comissão Afonso Arinos, grupo de notáveis que antecedeu os trabalhos constituintes. Ele avalia que “toda Constituição contém um projeto que a realidade política vai mostrar o quanto é efetivo ou não”. Na opinião do jurista, procurador-geral da República à época da Constituinte, houve excesso de regulamentação. Ele também critica o tratamento dado à reforma agrária pela Carta. “Talvez, o mais eloquente dos recuos”, mesmo em comparação com a legislação do regime militar.

Os convidados ainda comentam os fatos políticos marcantes que levaram o país a elaborar uma nova Constituição, falam dos bastidores e revelam curiosidades. Miro, por exemplo, lembra que não só propostas sérias eram recebidas da sociedade pelos constituintes, como também pedidos de emprego e até de dinheiro para enterrar a sogra, às vezes escritos em papel de pão, tudo devidamente arquivado.

Além dele e de Pertence, participam do programa, por meio de gravação em vídeo, a deputada Benedita da Silva (PT/RJ) e o deputado Roberto freire (PPS/SP), ambos ex-constituintes. O Diálogo Brasil passa a ser ancorado pelo jornalista Estevão Damázio, com novo cenário e apresentação às dez e quinze da noite, sempre às segundas-feiras.

Sobre o apresentador

Estevão Damázio já passou por várias redações: foi gerente-regional da rádio CBN em Brasília, onde também era âncora do programa CBN Brasília. Foi repórter da editoria de Cidades do jornal Correio Braziliense e ainda atuou como freelancer para as revistas Placar, Veja Minas e Exame, da editora Abril.

É formado em jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (UNI-BH) e pós-graduado em Política e Gestão de Organizações Não Governamentais (ONGs), pela Universidade de Brasília. Atualmente, cursa direito no Instituto de Direito Público – IDP.

Serviço
Diálogo Brasil – segunda-feira (19), às 22h15, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/02/2018 - 18:15 e atualizado em 16/02/2018 - 18:15

Últimas

O que vem por aí