Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista diz que solução para estresse hídrico é uso racional

Melhora na gestão, reúso de água e fontes alternativas são opções

Repórter Brasil

No AR em 22/03/2018 - 09:30

Na Cidade do Cabo, África do Sul, 4 milhões de habitantes podem ficar sem água nas torneiras ainda nesse semestre. Segundo o especialista em conservação de água, Daniel Santana, a situação do Brasil não é tão distante dessa realidade.

Ele lembra que algumas regiões brasileiras estão sofrendo estresse hídrico e demanda por água vem aumentando e, consequentemente, afetando a disponibilidade. “É importante promover o uso racional de água nos diferentes setores produtivos. Seja da indústria na agricultura, ou até mesmo no abastecimento urbano”, explica.

Segundo Daniel, existem diferentes estratégias que focam no uso racional da água. Alguns exemplos seriam captação por fontes alternativas, como a chuva, ou ainda o reúso de água em diferentes escalas. “Seja na escala do edifício, ou até mesmo a escala municipal, por meio das estações de tratamento de esgoto”, diz.

O especialista destaca ainda a importância de incentivar esses diferentes setores produtivos para que possam atuar na gestão dessa demanda. “Reduzir a demanda de água vai ser muito importante por meio de diferentes técnicas, tecnologias, ou até mesmo gestão, estratégias de gestão que vão focar na redução do consumo de água”, conclui.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/03/2018 - 09:30

Últimas

O que vem por aí