Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça condena PM a pagar 50 mil reais de indenização por racismo

Negros foram abordados com truculência depois de comprar calçado

Repórter Brasil

No AR em 19/04/2018 - 09:30

Três homens que foram confundidos com bandidos por policiais militares em São José dos Campos, no interior de São Paulo, vão receber indenização por racismo. O educador social e servidor público Claudinei Corrêa, de 45 anos; seu filho Jefferson Corrêa, de 20 anos, e o genro Fabiano Augusto Pereira dos Santos, de 18 anos - todos negros - foram abordados de forma truculenta pela Polícia Militar depois de terem comprado um par de calçados. O caso ocorreu em 2014. A justiça de São José deu ganho de causa para os três. A PM foi condenada a pagar uma indenização a eles num total de 50 mil reais. A informação é da advogada Daniele Freire. 

A ação foi gravada por pessoas que passavam no local. As imagens viralizaram nas redes sociais e mostram a abordagem da PM e a reação de Claudinei que, indignado, gritou que eles não iriam para delegacia, já que ninguém era bandido. Mas não adiantou. Na ocasião, os três foram levados a uma delegacia da cidade. 

Uma decisão de um caso parecido saiu no inicio deste mês, condenando a Polícia Militar de São Paulo por revista abusiva a negros. Um garoto foi parado por policiais quando ia assistir a um jogo de futebol. Os PM's apontaram a arma pra cabeça dele, e o pai do garoto, que ia junto, se apresentou também como advogado. Os policiais até zombaram dele, também apontaram arma, e o revistaram com truculência. Pelo acórdão, o garoto teve estresse pós-traumático. O estado então deve indenizar pai e filho em 15 mil reais que ainda devem ser corrigidos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/04/2018 - 15:10

Últimas

O que vem por aí