Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Síria diz que inspetores internacionais entraram em Douma; EUA negam

Há temores de que vestígios de armas químicas tenham desaparecido

Repórter Brasil

No AR em 17/04/2018 - 20:00

Surgiram relatos conflitantes sobre a visita de inspetores internacionais a Douma, na Síria, cenário de um suposto ataque químico há dez dias. A Síria diz que eles entraram na cidade e os Estados Unidos garante que não. Há temores de que os possíveis vestígios tenham desaparecido ou que possam ter sido destruídos antes da investigação.

A imprensa internacional registrou o momento em que um carro das Nações Unidas deixou um hotel em Damasco com os inspetores. Nos últimos dias, diplomatas do ocidente acusaram os governos da Síria e da Rússia de impedirem a ida dos especialistas da organização para a proibição das armas químicas até Douma.

A televisão oficial da Síria noticiou que os inspetores internacionais entraram em Douma para investigar o suposto ataque. A sede da organização em Haia não negou a informação, mas disse que não faz comentários sobre questões operacionais para garantir a segurança da equipe.

A porta-voz do departamento de estado norte-americano afirmou que fontes indicam que a delegação ainda não conseguiu entrar na cidade: "our sources which we consider to be reliable indicate that the team has not yet been able to enter douma."

Autoridades dos Estados Unidos e da França temem que a Rússia possa ter adulterado possíveis provas do uso de armas químicas. Em entrevista à rede BBC, o ministro de Relações Exteriores russo negou qualquer manipulação. Sergei Lavrov voltou a dizer que não foi usado gás químico em Douma.

"The event (alleged douma chemical attack) did not take place. What did take place was the stage. Staged thing. It did not involve any chemical weapons." / can you guarantee Russia has not tempered with them?" "yes, i can guarantee.", afirmou.

Ativistas de oposição ao governo sírio, organizações de médicos e de voluntários afirmam que mais de quarenta pessoas morreram quando aviões militares sírios lançaram bombas de gás sobre Douma em sete de abril. Naquela data, a cidade estava em poder dos rebeldes. O suposto uso de gás químico contra civis motivou um ataque militar coordenado de Estados Unidos, França e Reino Unido na sexta-feira (13).
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/04/2018 - 10:10 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí