Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições parlamentares no Líbano: 15% dos candidatos são mulheres

Lei eleitoral recente definiu cotas para mulheres: 86 candidatas

Repórter Brasil

No AR em 05/05/2018 - 20:00

Depois de nove anos, o Líbano faz, neste domingo (6), a primeira eleição parlamentar. Três milhões e seiscentos mil eleitores estão aptos a votar. As mulheres são maioria na população libanesa e, nesta eleição, elas representam 15% do total de candidatos. O percentual é recorde para o país. Isso porque uma lei eleitoral recente definiu cotas para mulheres e 86 candidatas estão na disputa. São 128 vagas no Legislativo.

O país ficou sem eleição legislativa por quase uma década porque os parlamentares eleitos na última disputa prorrogaram os mandatos por mais cinco anos. Segundo eles, isso teria acontecido porque o governo caiu duas vezes desde 2009; a presidência ficou vaga durante 29 meses, nos últimos anos; e havia ainda a preocupação com a segurança e a instabilidade política na Síria, que faz fronteira com o país, e faltava um consenso sobre a nova lei eleitoral.

A nova legislação reformulou os distritos eleitorais e instituiu um sistema proporcional de distribuição de vagas. As cadeiras serão divididas entre 11 grupos religiosos. Mais de cem observadores europeus vão acompanhar a votação. Pela primeira vez, libaneses que vivem fora do país também podem participar da eleição. O grupo Hezbollah participa do pleito e espera aumentar a influência na política libanesa.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/05/2018 - 10:30 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí