Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anatel antecipa procedimento para bloquear celulares roubados no RJ

Esse sistema funciona a partir do bloqueio do Imei

A partir de setembro começa a valer o sistema de bloqueio de celulares irregulares no Rio. A decisão de antecipar o prazo de implementação de sistema foi a pedido do gabinete de intervenção federal, porque o estado registra grande número de roubos de aparelhos. De acordo com o Instituto de Seguranca Pública, o roubo ou furto de celulares cresceu 453% no estado nos últimos cinco anos.

Esse sistema funciona a partir do bloqueio do Imei, que é um número único de cada aparelho. Ele é impresso no telefone, na caixa e na nota fiscal. Se esse número for modificado, clonado ou fraudado de alguma forma, o sistema da Anatel consegue identificar a falsificação ou a duplicidade, quando dois Imeis são usados por números diferentes. A pessoa que tem um celular roubado ou furtado, deve pedir o impedimento do aparelho na operadora de telefonia ou na delegacia de polícia.

A partir de setembro, o usuário que estiver conectado por meio de um aparelho irregular vai ser notificado por mensagens SMS e, depois de 75 dias, esse aparelho não vai mais funcionar nas redes de telecomunicações.

O sistema de bloqueio já está ativo no Distrito Federal e em Goiás, e 37 mil aparelhos já foram desconectados.

A Anatel recomenda que o consumidor sempre verifique o número Imei do celular antes de comprar o aparelho de terceiros, para saber se há alguma irregularidade.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/07/2018 - 14:05 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí