Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Símbolo da luta contra a ditadura, Eunice Paiva será sepultada hoje

Repórter Brasil

No AR em 14/12/2018 - 09:30

Será enterrada nesta sexta-feira (14), em São Paulo, Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva. Eunice Paiva tornou-se símbolo da luta contra a ditadura, nas buscas pelo marido, que foi morto pelo regime militar, e também por outros desaparecidos políticos. Ela convivia com o mal de Alzheimer e morreu ontem, aos 86 anos, deixando cinco filhos – entre eles o escritor Marcelo Rubens Paiva.

Após o desaparecimento do marido, em janeiro de 1971, Eunice se engajou na luta contra o regime militar, tornando-se advogada pela Universidade Mackenzie e militando pela abertura dos arquivos da ditadura, na busca pelos desaparecidos políticos e também pela causa indígena. O enterro dela acontece no cemitério do Araçá, em São Paulo.

Eunice morreu no mesmo dia em que o AI-5 completou 50 anos. O Ato Institucional número 5, assinado em 13 de dezembro de 1968, fechou o Congresso Nacional, cassou políticos de oposição ao regime, prendeu opositores, lideranças sindicais e estudantis, proibiu manifestações públicas e suspendeu a garantia de habeas corpus para crimes políticos.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/12/2018 - 13:15

Últimas

O que vem por aí