Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Brumadinho: sobreviventes, depois de um ano, sentem os prejuízos

Repórter Brasil

No AR em 21/01/2020 - 20:00

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou hoje dezesseis pessoas e as empresas Vale e Tüv Süd. As acusações são de homicídio doloso duplamente qualificado, quando há intenção de matar, e crimes ambientais. Segundo os promotores, as duas empresas deram declarações falsas sobre a condição de estabilidade da barragem de Brumadinho, que se rompeu, em janeiro do ano passado, matando duzentas e setenta e duas pessoas. Além disso, uma onda de rejeitos de minério poluiu o Rio Paraopeba, a principal fonte de água da região. 

Em relação à denúncia feita pelo Ministério Público de Minas hoje, a Tüv Süd, empresa alemã contratada pela Vale para inspecionar a estrutura e verificar a estabilidade da barragem, afirmou que segue consternada pelo colapso da barragem. Disse ainda que reitera o compromisso da empresa em ver os fatos esclarecidos, e continua cooperando com as investigações.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil

Já a Vale informou que está perplexa diante das acusações de dolo, quando há intenção de matar. Disse ainda que outros órgãos investigam o caso, e, por isso, é prematuro apontar que a empresa assumiu o risco de forma consciente. A Vale também lembrou que segue colaborando com as investigações.

Na segunda reportagem da nossa série sobre a tragédia, o Repórter Brasil mostra como os sobreviventes, depois de um ano, sentem os prejuízos ambientais.
 

Confira o primeiro episódio da série:

Série Brumadinho: tragédia completa um ano

 

Criado em 21/01/2020 - 20:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí