Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Repórter Fernanda Honorato entrevista Claudia Werneck

Atividades inclusivas pautam a edição inédita da atração deste sábado

O Programa Especial recebe a jornalista Claudia Werneck para um papo com a repórter Fernanda Honorado sobre Teatro Acessível neste sábado (18), ao meio-dia, na TV Brasil. Fundadora da Escola de Gente, ela discute como a inciativa pode ser importante para a inclusão de pessoas que têm deficiência.

"O Teatro Acessível é aquele teatro que vai permitir às pessoas com deficiência passearem pelas produções artísticas, especialmente de teatro, no lugar que elas desejarem. Teatro Acessível para a Escola de Gente é o teatro onde a pessoa com deficiência pode ser produtora, pensadora, artista, plateia", destaca a jornalista que é mãe da humorista. atriz e apresentadora Tatá Werneck.

O Programa Especial desta semana aprofunda a conversa sobre atividades inclusivas. A equipe visita o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, para saber mais sobre os recursos de acessibilidade que a instituição oferece. A museóloga Valéria Abdala que trabalha na divisão educativa da entidade fala sobre o desenvolvimento da área inclusiva da instituição.

"Há algum tempo o museu já vem passando por transformações, vem adaptando o seu espaço físico para melhor receber o público. Estamos estabelecendo uma parceria com o Instituto Benjamin Constant para fazer uma capacitação, um curso de introdução à audiodescrição para a equipe da divisão educativa, para que possa desenvolver ações educativas e mediações, de forma geral, para o público com deficiência visual", conta

Dançarina de zumba e forró, Rita de Sousa tem síndrome de Down. Ela mostra seu talento no Programa Especial. A professora de dança e psicóloga Liane Lora comenta a dedicação de Ritinha às aulas e da relação que foi criada entre elas, a partir do amor pela dança.

"A gente não trata a Ritinha diferente das outras pessoas. A gente exige da mesma forma que os outros alunos. Acho que isso faz com que ela se sinta bem aqui. A gente não incapacita a Ritinha de forma nenhuma, porque ela não merece ser incapacitada. A gente se encantou com o jeito que o olho da Ritinha brilha quando ela dança, quando ela está dançando forró, quando ela está fazendo aula de zumba", afirma.

Serviço
Programa Especial – sábado (18), ao meio-dia, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/11/2017 - 12:45 e atualizado em 16/11/2017 - 12:45

Últimas

O que vem por aí