Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Judaísmo – ritos e celebrações

Religião monoteísta mais antiga do mundo, o judaísmo se originou por

Retratos de Fé

No AR em 26/02/2017 - 21:00

“O Judaísmo é um fato, um fato que foi testemunhado por pelo menos 600 mil homens de 20 a 60 anos de idade, há cerca de 3.327 anos”, explica o rabino Avraham Tsvi Beuthner, no Rio de Janeiro. Ele se refere ao início da religião judaica no Monte Sinai, quando o povo judeu recebeu a Torá de Moisés. O rabino acrescenta que Deus teria dado “um manual de instruções pra vida do ser humano no planteta Terra.”

O Judaísmo é uma tradição rica em rituais e um deles, muito significativo, é o Bar Mitzvah. “Para o menino na idade de 13 anos, temos um momento áureo, que é a maioridade judaica, uma grande festa chamada Bar Mitzvah”, conta o rabino Leib Rojtenberg, em Brasília (DF).

Algumas peças do vestuário usadas pelos judeus também são repletas de significados, como a kipá. “Uso a kipá para estar sempre pensando em Deus, para estar sempre me protegendo de mim mesmo”, revela o praticante Nilton Goldman, de São Paulo. “O ser humano vive um conflito. Um conflito entre o que é divino, que é nossa alma espiritual, e o que é a matéria, que é a alma animal.”

Esposa de Nilton, Katy Goldman também é praticante e define: “o Judaísmo pra mim é uma religião alegre, tudo tem que ser celebrado com alegria, mesmo nos momentos que às vezes não são de alegria.”

Confira também o conteúdo exclusivo para web:
Torá: o manual de conduta para o Judaísmo

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Denise Flores, Frederico Nogueira
 




Criado em 30/03/2016 - 20:56 e atualizado em 21/02/2017 - 16:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí