Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jurema Sagrada

Um dos principais rituais da Jurema Sagrada – tradição de origem

Retratos de Fé

No AR em 11/12/2016 - 11:00

Mestre Juremeiro Lucas Souza bebendo Jurema – Alhandra (PB). Luisina López Ferrari.Em Recife, Pai Antônio de Xangô diz que “a Jurema é uma ciência, é a força, vem desde nossos ancestrais”.

Em Alhandra (PB), a mestra juremeira Mãe Biu conta que foi Malunguinho, escravo que buscava ajuda para curar um amigo, que descobriu a árvore da Jurema Sagrada.“Chegou nesse pé da árvore, raspou o pé de árvore, machucou e colocou na boca desse colega dele e ele ficou bom na hora.”

Para ser considerado um praticante da Jurema Sagrada, ou juremeiro, “você tem que passar por um dos rituais da Jurema, que é o batismo”, conta o mestre Lucas Souza.

O praticante Henrique Falcão, de Recife, conta que sua família é tradicional da Jurema, mas ele se considera juremeiro de dois anos pra cá, quando teve a maior relação com a Jurema Sagrada.

“Jurema é cura, jurema é amor, jurema é o encanto da vida. Então a minha vida é a Jurema”, diz a praticante de Recife Betânia Xavier.

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Luciana Gomide Vieira, Frederico Nogueira

 




Criado em 09/03/2016 - 20:21 e atualizado em 09/12/2016 - 12:42

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí