Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Múltipla Pertença – diversidade na fé

Retratos de Fé apresenta a múltipla pertença religiosa, que consiste

Retratos de Fé

No AR em 17/04/2017 - 09:30

Angélica da silva, a mãe Deka, é praticante de catolicismo e candomblé. Salvador. Foto: Luisina López Ferrari.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um milhão de brasileiros têm mais de uma religião.

No Rio de Janeiro, pastor da Igreja Reformada Ecumênica João Valença e também yawo no candomblé – que pratica na casa Ilê Axé Omim – comenta sua escolha religiosa. “Em nenhum momento, existiu nenhuma estratégia de sentar e ficar diante de uma necessidade de escolha. Porque a minha escolha é ser inteiro e sou inteiro sendo cristão, eu sou inteiro sendo do candomblé, eu sou inteiro sendo as duas coisas e eu sou inteiro estando aberto a todas as possibilidades de qualquer manifestação de Deus na minha vida”.

Vanda Mendonça pratica o espiritismo e o hare krishna. Filha de pai católico e mãe luterana, sempre se viu cercada de diversidade religiosa. “O principal nas religiões é a essência. Essência da mensagem, do contato com Deus (...) E essa essência, nos dois processos, é a mesma”, conclui.

“Quando estou no candomblé e quando estou na igreja católica, no meu entendimento as coisas se completam”, diz Angélica da Silva, católica e filha de santo do candomblé. “Não tem como você já ficar armada nem preparada para o preconceito do outro. Eu tenho que ver a minha vida, a minha religião. Se isso me faz bem, eu não importo muito com a opinião do outro”, afirma sobre o estranhamento de outras pessoas com relação a suas religiões.

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Luciana Gomide, Frederico Nogueira.

 




Criado em 15/04/2016 - 15:57 e atualizado em 11/04/2017 - 12:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí