Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sufismo – o caminho do autoconhecimento

Retratos de Fé mergulha no universo sufi e conversa com praticantes e

Retratos de Fé

No AR em 25/07/2016 - 22:00

Um Sama (Giro) realizado por Nizam Grigolli – São Paulo. Foto: Luisina López FerrariSegundo o sheikh Muhammad Ragip, líder religioso de uma ordem sufi em São Paulo, o Sufismo “é a dimensão interior do islã, uma ciência dentro do islã, e surgiu com as instruções que o profeta deu a seus companheiros mais próximos, em termos de práticas e atitudes para aperfeiçoamento desse estado interior na busca de Deus.”

As práticas existem “para que se possa elevar e subir nossos níveis espirituais”, conta o sheikh Hamza Yener, nascido na Turquia e também residente em São Paulo. Ele explica que o “sufi, em poucas palavras, significa ‘a pessoa mais sincera’.”

“Depois que comecei a praticar o sufismo, eu me sinto mais viva, me sinto mais presente. Pra mim, a vida é mais real, eu saí do automático”, relata a dervixe (praticante) Nayara Grigolli.

O zikr – que significa “a lembrança de Deus” – é um dos rituais sufistas que acontecem pelo canto, pela meditação e pelo movimento. O dervixe Nizam Grigolli relembra a primeira vez em que participou do ritual: “senti algo muito forte, inexplicável, e senti naquele momento que ‘esse é meu caminho’.”

Assista também ao conteúdo exclusivo para web:
Conheça o Zikr: um ritual sufista
 

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Luciana Gomide Vieira, Frederico Nogueira

 

 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 07/03/2016 - 20:09 e atualizado em 18/07/2016 - 21:09

Ultimas

O que vem por aí