Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terecô – sincretismo e raiz brasileira

A tradição religiosa Terecô tem origem afro-ameríndia e cultua

Retratos de Fé

No AR em 31/08/2016 - 22:00

Festa de aniversário do terreiro de Pai Reinaldo – Alto Alegre do Maranhão (MA). Foto: Luisina López Ferrari.Praticante fazendo a defumação antes da festa no terreiro de Pai Reinaldo –- Alto Alegre do Maranhão (MA). Foto: Luisina López Ferrari.Em São Luís do Maranhão, o vondunsu-ahujaí Cícero Legydokan explica a origem dessa tradição e explica que os “encantados”, como o nome diz, são pessoas que não morreram, não passaram. “Encantaram-se de certa forma.”

As divindades brasileiras do Terecô são para Élcio Nóbrega, filho de santo que mora em Alto Alegre (MA), “seres de luz que se diferenciam de tudo que a gente vê hoje em dia na Terra.”

Ainda em Alto Alegre, encontramos a filha de santo Evarista do Rei Silva, para quem o Terecô representa “a honestidade, a sinceridade, ser humilde e não enganar ninguém, falar a verdade.”

Pai de santo que mora em Codó, interior do Maranhão, Mestre Bita do Barão diz que desde criança já incorporava e “adivinhava as coisas do povo.”

 

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Luciana Gomide Vieira, Frederico Nogueira

 




Criado em 09/03/2016 - 17:54 e atualizado em 26/07/2016 - 13:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí