Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Xamanismo

Organizado em duas escolas: o xamanismo tradicional segue as tradições

Retratos de Fé

No AR em 20/02/2017 - 09:30

Praticantes no ritual do "animal de poder" em volta da fogueira. Rio de Janeiro (RJ). Foto: Luisina López FerrariCarminha Levy, xamã matricial, em São Paulo (SP). Foto: Gabriela MonteiroAntiga prática espiritual formada por um conjunto de crenças ancestrais, o “Xamanismo é a mais arcaica forma de ampliação de consciência. Está na natureza, é o contato com os quatro elementos. E trata, principalmente, da cura. Da cura do corpo e da cura da alma”, afirma Carminha Levy, xamã matricial que mora em São Paulo.

O xamã é reconhecido como um líder espiritual das comunidades e o xamã da linha tradicional Tony Paixão, do Rio de Janeiro, acrescenta: “As pessoas buscam no Xamanismo uma cura, seja uma cura física ou mental, emocional, espiritual. A cura é tudo aquilo que traga harmonia, então tanto você estar se curando quanto querer curar o outro é um pacote só, tudo faz parte da mesma energia”, afirma.

"Para o Xamanismo, a conexão espiritual está baseada na conexão céu e terra, o Grande Espírito e a Grande Mãe”, destaca a xamã urbana Durga Shakti. Foto: Luisina López Ferrari.O praticante Claudio Lourenço conta sua experiência nessa tradição ancestral. “Há três anos, fui convidado a participar de um evento xamânico. A partir desse momento, não consegui mais parar de ir. Principalmente quando percebi no Xamanismo uma possibilidade muito grande de trabalhar as forças da natureza.”

Em Belo Horizonte, a xamã urbana Durga Shakti diz que o “Xamanismo é uma prática religiosa porque conecta. A intenção do Xamanismo é você se conectar com a Grande Mãe, com Gaia, e conectar-se com o Grande Espírito que seria a parte celestial, a parte espiritual. E não se consegue separar uma coisa da outra", explica.


 

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Denise Flores, Frederico Nogueira


 




Criado em 29/03/2016 - 11:06 e atualizado em 15/02/2017 - 12:23

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí