Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filmes para o público infantil

Foram eles que, nos anos 1990, mantiveram o cinema brasileiro de pé

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 15/10/2012 - 01:00

Maria Luiza e o entrevistado Cesar RodriguesNa década de 1990, foram os filmes voltados para o público infantil que mantiveram o cinema brasileiro de pé. Mas desde a retomada, esse gênero não recuperou a força que tinha antes. O Revista deste domingo investiga porque isso aconteceu e como os cineastas brasileiros estão trabalhando para mudar esse panorama.

O programa abre com uma matéria sobre o documentário Truks, que marca a estreia de João Inácio na direção. O cinema era uma paixão de infância dele, que trabalhou anos em uma multinacional e decidiu largar tudo para virar cineasta, depois que conheceu a companhia de teatro Truks.

Em outra reportagem, o público confere os detalhes da décima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Idealizado por Carla Camurati e Carla Esmeralda, o festival começou com 15 filmes exibidos em sua primeira edição e, em 2012, contou com 100 obras de 24 países diferentes.

O repórter Marcelo Goulart conversou com as duas diretoras do festival, que falaram, entre outras coisas, sobre o Fórum FICI, criado para pensar e desenvolver políticas públicas para o cinema infanto-juvenil. O produtor Diller Trindade esteve lá e falou sobre a importância deste encontro para o audiovisual brasileiro. “Precisamos começar a pensar os filmes para crianças mais cedo. Com cinco anos elas lá estão saturadas de filmes internacionais.”

O programa vai falar ainda sobre Lado Nix, uma websérie que conta a história de Nix, uma menina que adora quadrinhos, games e cinema e luta para lançar sua Graphic Novel. Realizada pela Mambo Produções e dirigida por Paulo Mavu, a primeira temporada da série foi feita de maneira totalmente independente e fez o maior sucesso na internet. Na entrevista, Mavu conta que as crianças têm uma cultura de games muito avançada e explica como isso influencia na narrativa das histórias.

No estúdio do Revista, a apresentadora Maria Luisa Mendonça recebe Cesar Rodrigues, que em 20 anos de carreira já dirigiu inúmeros filmes e programas de TV para o público infantil. No bate-papo, ele fala sobre as nuances e peculiaridades de dirigir crianças em filmes.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/09/2012 - 10:55 e atualizado em 02/10/2012 - 13:06

Últimas

O que vem por aí