Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universo do cinema infantil

Filmes feitos para crianças são tema do programa, que traz entrevista

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 15/10/2011 - 23:30


Revista do Cinema Brasileiro - Rosane Svartman

O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (15), às 20h30, entra no universo da fantasia e da brincadeira com o cinema voltado para o público infantil. Quem não se lembra de um certo trapalhão famoso e seu grupo de amigos fiéis que viviam dando trabalho por onde passavam, em busca das mais incríveis aventuras? Renato Aragão e os Trapalhões levaram mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas e fizeram história no cinema nacional.


As produções para as crianças não são o único tema do programa. O público também vai conferir como os pequenos estão produzindo seus próprios curtas-metragens e estrelando grandes produções nacionais.


Desde o tempo da escola, a diretora Rosane Svartman sempre gostou das aulas que impulsionavam a criatividade, como as que envolviam contar histórias. Hoje, através da linguagem audiovisual, ela encontrou a sua própria maneira de contá-las. Neste sábado, Rosane participa de uma conversa no estúdio sobre o filme Tainá 3 e conta quais foram as dificuldades de gravar na floresta. Ela, que já tinha mergulhado no universo adolescente com o longa Desenrola, fala também sobre essa experiência de dirigir crianças em um filme voltado para o público infantil.


Entre as histórias preferidas das crianças que saíram dos livros e foram parar nos cinemas, está o longa Uma Professora Muito Maluquinha, baseado na obra do escritor e cartunista Ziraldo. A atriz Paola Oliveira interpreta a professora que volta à cidade natal para lecionar em uma escola primária e acaba incomodando as outras professoras por seu comportamento e ideias modernas. O programa traz uma entrevista com os diretores André Pinto e César Rodrigues, que elegeram a cidade de São João Del Rey, no interior de Minas Gerais, a locação ideal para o filme.


Esta edição do programa também vai falar sobre o filme Corda Bamba, de Eduardo Goldstein. O diretor encarou o desafio de transmitir o lirismo e a delicadeza do premiado livro da escritora Lygia Bojunga. A obra conta a história de Maria, uma filha de trapezistas que, para se esconder de sua dor, lança uma corda de sua janela em direção ao imaginário.


E com tantas produções, é claro que tem festival voltado só para os filmes infantis. O Revista traz uma reportagem sobre o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que já está na sua 9ª edição. Sob a direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o Festival comemora a marca de um milhão de crianças nas salas de cinema. Na edição de 2011, o FICI homenageia a Holanda, que é grande produtor de cinema infantil, e o Japão, ainda pouco conhecido dos pequenos brasileiros.


O programa ainda traz uma matéria especial sobre o trabalho do coach, que vem sendo usado cada vez com mais freqüência nos sets de filmagem. O trabalho consiste em treinar atores para melhorar a técnica, habilidades e concentração.


Apresentação: Maria Luisa Mendonça
Coprodução TV Brasil e MAltberg



Horário: 20h30
Reapresentação: quinta, à 1h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/10/2011 - 21:14 e atualizado em 15/10/2011 - 21:14

Últimas

O que vem por aí