Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luiz Hildebrando fala sobre a vacina da Malária no Brasil

Cientista do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de

Roda Viva

No AR em 20/11/2012 - 00:00

Luiz Hildebrando no centro do Roda VivaLuiz Hildebrando, cientista do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), foi o entrevistado no Roda Viva do dia 19 de novembro. Ele conversou sobre o controle da malária no Brasil e a importância de uma reforma política para melhorar as condições de saúde pública no país.

Hoje, é um dos mais respeitados pesquisadores das doenças tropicais, mas o auge de sua carreira como cientista se deu no Instituto Pasteur, na França. Há alguns anos em Rondônia, tem desenvolvido pesquisas sobre a malária,  doença ainda recorrente na Amazônia. Para Hildebrando, é um dos maiores problemas na região.

Segundo o pesquisador, é possível um controle da doença. No entanto, é preciso uma mobilização maior da população, dos órgãos de saúde e do próprio governo. “Se tivemos uma boa organização de atendimento, tenho certeza de que os conhecimentos científicos permitiriam uma redução dele”, explica Hildebrando, que ressalta a necessidade uma decisão política para pôr em prática o trabalho de combate.

O cientista faz um alerta sobre as vacinas produzidas no Brasil: “O problema da vacina contra a malária ainda não foi resolvido. As vacinas desenvolvidas no Brasil têm um efeito parcial que não resolvem o problema da malária na África”, já que é uma doença que passa por um processo evolutivo.

No início deste ano, o pesquisador lançou Crônicas Subversivas de um Cientista. O livro, publicado pela editora Vieira&Lent, reúne crônicas de seus dois primeiros livros: O fio da meada e Crônicas de nossa época, além de algumas inéditas.

A bancada de entrevistadores é composta pela coordenadora geral da Univesp TV e apresentadora do programa Legião Estrangeira, da TV CulturaMônica Teixeira; o jornalista e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro - PCB,  Armênio Guedes; A diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura; o editor chefe da revista Scientific American Brasil, Eduardo Geraque; E o biólogo e repórter do caderno Cotidiano, da Folha de S. Paulo, Ulisses Capozzoli

 

 

 




Criado em 26/11/2012 - 16:16 e atualizado em 26/11/2012 - 21:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí