Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Açougue cultural T-Bone

A junção inusitada de carnes e livros que deu certo em Brasília

Sábados Azuis

No AR em 15/04/2012 - 01:00

Açougue Cultural T-Bone

O Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo desta semana, aborda a temática Brasil das letras para contar a história de Luiz Amorim, que é dono de um açougue em Brasília e o transformou em um estabelecimento inovador: o Açougue Cultural T-Bone.


Em sua trajetória, Luiz trabalhou como vigia e engraxate antes de ser contratado, aos 12 anos, por um pequeno açougue da 312 Norte. Durante o tempo em que morou nos fundos da loja, lia para passar o tempo e acabou apaixonado pelos livros.


Em 1994, conseguiu comprar o açougue e instalou uma pequena estante de livros. Com perseverança e por meio de doações recebidas, transformou o Açougue Cultural T-Bone no primeiro estabelecimento no mundo a juntar carnes e livros.


Além das atividades comerciais do açougue, o Açougue Cultural T-Bone tem diversas programações culturais. Entre elas está a “Noite Cultural T-Bone”, que está em sua 12ª edição. Por lá já passaram mais de 150 mil pessoas e centenas de artistas. Quem anima as noites é Miquéias Paz, conhecido ator e mímico da cidade, que é o mestre de cerimônias das noites culturais.


Outro projeto do estabelecimento é a “Parada Cultural – Biblioteca Popular 24 horas”, que disponibiliza em cada ponto de ônibus de Brasília uma mini-biblioteca, em que as pessoas pegam livros emprestados, lêem e os devolvem em qualquer outro ponto da cidade. O interessante é que o índice de perda ou dano dos livros é baixíssimo.


Quem se beneficiou desse programa foi Renata Conceição, filha de uma empregada doméstica, estudante da rede pública de ensino. Aos 18 anos, ela passou no vestibular para a UnB lendo os livros que pegava nas paradas de ônibus. Grata ao projeto, doou seus livros para a Parada Cultural.


O T-Bone também conquistou importantes frequentadores, como Luiz Martins, jornalista, poeta e professor da Faculdade de Comunicação da UnB, que é um dos mais assíduos no açougue.




Criado em 03/04/2012 - 10:26 e atualizado em 18/04/2012 - 15:43

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí