Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desenvolvimento sustentável e solidário da região do sisal

Projeto luta pelo desenvolvimento de Valente no semiárido nordestino

Sábados Azuis

No AR em 06/05/2012 - 01:00

A Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) é o destaque do Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo desta semana, que tem a temática Brasil rural. A associação, localizada em Valente (BA), foi fundada em 1980, para dar vazão comercial ao principal produto agrícola da região: o sisal.

Quem esteve presente na fundação da Apaeb foi Ismael Ferreira, atual diretor executivo da associação. Filho de pequenos produtores, ele foi figura fundamental para o desenvolvimento do projeto. A partir de uma viagem de intercâmbio com agricultores europeus, foi criada a fábrica de tapetes e carpetes de sisal, uma das frentes abertas pela associação, empregando em média 250 funcionários.

Outros importantes projetos da associação em prol do desenvolvimento sustentável da região são: a batedeira comunitária de sisal; a produção de leite caprino pasteurizado e seus derivados e a Escola Família Agrícola, uma medida pedagógica para evitar o êxodo rural por parte dos filhos dos agricultores.

O programa ainda vai mostrar histórias como a de José Elias que é pequeno produtor de sisal. Em sua terra, com cerca de 50 hectares, ele mostra como acontece todo o processo de cultivo e extração do sisal.  Zé Araújo investiu no laticínio de cabra e conta que sua vida melhorou bastante depois que substituiu a produção de leite bovino pela de leite caprino.

O episódio também conta como a associação mudou a vida de Marilene Bispo que trabalhava como doméstica. Graças a Apaeb ela conquistou seu primeiro emprego e, assim completou seus estudos. Hoje, ela é coordenadora de Escola Agrícola e realiza sua pós-graduação na área de educação.
 




Criado em 20/04/2012 - 12:25 e atualizado em 11/05/2012 - 08:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí