Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empório do Cerrado

Projeto mudou a vida dos agricultores familiares no município de Goiás

Sábados Azuis

No AR em 06/06/2013 - 04:30

Sabados Azuis - A comercialização do BaruA Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, conhecida pela marca "Empório do Cerrado", está presente em 34 municípios, divididos em 3 territórios: o mineiro, o goiano e o nordestino. Fazem parte da rede, agricultores assentados e de pequenas propriedades, pescadores e extrativistas, todos assessorados pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (Cedac).

A rede atua em um sistema de cooperativa. Oferece cursos técnicos de capacitação para os monitores, que transmitem às famílias de suas respectivas comunidades as técnicas do agroextrativismo.

O programa Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo mostra como o projeto mudou a vida dos agricultores familiares no município de Goiás Velho. No episódio, veja o processo de extração do baru (Dipteryx alata) no lugar, além da sua comercialização em Goiânia.

Sabados Azuis - BaruO baru é apenas uma das riquezas ambientais da flora da região. Além da farinha do baru, dos seus frutos, é produzida a castanha de baru e de sua casca, obtém-se o carvão ecológico.

Um dos conselheiros da rede é Orélio Araújo da Silva. Ele explica qual tem sido a importância dessa nova visão de produção e comercialização para os agricultores da região.

Marcelo Egídio, funcionário do Cedac e responsável pelo setor de comercialização, foi um dos pioneiros desse projeto e dá uma visão geral desse trabalho no cerrado.




Criado em 15/01/2012 - 04:00 e atualizado em 06/06/2013 - 10:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí