Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escola Zé Peão

Projeto que virou referência na capacitação de educadores

Sábados Azuis

No AR em 08/06/2017 - 00:30

No programa desta semana, conheça o projeto que virou referência na capacitação de educadores e alfabetização: a Escola Zé Peão, em João Pessoa (PB).

O Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá Certo mostra quatro histórias de pessoas que se envolveram na escola e mudaram suas vidas. Paulo Marcelo de Lima, de 54 anos, terminou o primeiro grau e não parou mais. Hoje é educador do Zé Peão. Jeferson Luis, 30 anos, aprendeu a ler e a escrever em uma sala de aula montada no canteiro de obras que trabalhava. Além das educadoras Claudia Costa Duarte e Maria José, Zézinha.

A iniciativa nasceu em 1983, no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de João Pessoa (Sintricom), quando se constatou que o baixo nível de escolaridade atrapalhava e muito o rendimento dos operários. Em 1990, a parceria com a Universidade Federal da Paraíba tornou possível a elaboração do projeto, que foi posto em prática em 1991.

Através de dois grandes programas de alfabetização e pós-alfabetização, o projeto Zé Peão passou a atender às necessidades dos trabalhadores e trouxe outras perspectivas de vida a eles. Na outra ponta, o projeto é uma referência na capacitação de educadores. Os estudantes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba recebem treinamento diferenciado com o objetivo de estimular e tornar o aprendizado o mais acessível possível.

 Ao longo de seus 19 anos de história, a Escola Zé Peão alfabetizou mais de 10 mil trabalhadores. Atualmente,  conta com a participação de 200 operários-educandos além de encaminhar os mesmos para as salas de aula do supletivo da rede pública de educação.

 

 

 

 

 

 

Criado em 30/07/2012 - 10:20 e atualizado em 30/07/2012 - 16:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí