Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imigração Italiana

As vinícolas constituem o principal legado cultural e histórico desses

Sábados Azuis

No AR em 15/06/2017 - 00:30

Sábados Azuis - Imigração italiana - vinhedosO programa Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, vai até Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para mostrar a colônia italiana criada em 1875, cuja principal atividade é o cultivo de uvas e a produção de vinhos.

O Vale dos Vinhedos é repleto de vinícolas de todo o porte, que se constituem no principal legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos. O que tem em comum, além da origem, é a forte presença da família na administração das vinícolas.

Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do lugar, aonde as pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional pela qualidade dos seus vinhos.

A Vinícola Torcello segue o modelo das pequenas cantinas europeias de produção artesanal. A paixão pela atividade do casal Rogério e Luciana Valduga dá o tom do lugar. Além do vinho, há um espaço de gastronomia que preserva a tradição da cozinha italiana.

Remy Valduga, escritor nascido no Vale dos Vinhedos, tem oito livros publicados e por 19 anos apresentou um programa de rádio no dialeto Vêneto. Em homenagem ao aniversário de 130 anos da imigração, lançou o romance "Sonho de um Imigrante". Remy circula pelo Vale mostrando e explicando o trabalho nas vinícolas, lembrando de histórias da imigração italiana, apresentando antigas casas e outras marcas e heranças da colonização italiana na região.

Giselle é uma das professoras do curso de Enologia e Viticultura de Bento Gonçalves, o único do país e que tem 50 anos de tradição. Viajou o mundo em busca dos melhores safras e cursos de enologia e encontrou-se em Bento Gonçalves.

Fazem parte ainda do elenco de personagens, trabalhadores brasileiros das vinícolas do Vale, que se beneficiam social e culturalmente na interação com a imigração italiana na região.

 

 

 

 

 

Criado em 08/01/2012 - 04:00 e atualizado em 06/06/2013 - 10:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí