Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Spectaculu

Projeto insere jovens do Rio de Janeiro no mundo da arte e da

Sábados Azuis

No AR em 09/01/2015 - 03:30

A Spectaculu é uma ONG carioca, criada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth. A escola tem como proposta integrar o jovem da periferia, trabalhando a sua consciência crítica e autoestima, através da arte e de uma profissão ligada à área dos espetáculos e da tecnologia. Para  freqüentar a Spectaculu, todos os jovens precisam estar matriculados na rede pública de ensino.

A escola oferece  oficinas gratuitas de qualificação profissional e construção cidadã, dividida em dois núcleos: Núcleo de Artes Cênicas e o Núcleo de Artes Visuais e Tecnologia. Este último, com oficinas técnicas de vídeo, fotografia, computação gráfica e design gráfico, mas que oferece antes de tudo, inclusão digital. Lá, os alunos têm o contato com a tecnologia digital de alto nível que lhes proporciona novas perspectivas profissionais, ampliando seus horizontes pessoais.

Nessa edição do Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, Gringo Cardia narra como o projeto começou, fala das parcerias que fez para viabilizá-lo e da importância da tecnologia de ponta como ferramenta de transformação pessoal e social. Atualmente a Spectaculu assiste a 64 comunidades, e por lá já passaram mais de 800 alunos, muitos deles, hoje, inseridos no mercado de trabalho.

Entre os jovens está Felipe Bachur, aluno do curso de vídeo. Ele se destacou e hoje é monitor do curso. Já Dayse Soares,  moradora da Penha, já havia trabalhado como assistente de fotografia, entrou na escola para se aprimorar e se tornou monitora desse mesmo curso. Marcele de Araújo,  moradora de Campo Grande e aluna das aulas de vídeo, conta sua experiência na Spectaculu.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/04/2012 - 14:27 e atualizado em 04/05/2012 - 18:49

Últimas

O que vem por aí