Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Suinocultura e Pecuária

Sistemas integrados tornam a produção ecologicamente correta no Paraná

Sábados Azuis

No AR em 01/07/2012 - 01:00

A região oeste do Paraná é uma das maiores produtoras de grãos do estado, com destaque para a cidade de Toledo, que ainda tem na suinocultura uma grande fonte de renda. A produção de aves, peixes, gado leiteiro e de corte, se articula em torno de avanços tecnológicos e princípios de sustentabilidade, aumentando a produção local.

O Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo desta semana foi até Toledo para conhecer agricultores como Darci Barckes, que implantou um sistema integrado de produção, em que um biodigestor é utilizado para tratamento de dejetos de suínos. O mesmo material é usado para a produção de algas, que alimentam os peixes. A energia gerada no biodigestor também movimenta outros equipamentos na propriedade, completando o sistema de produção integrada.

A edição também vai contar a história de Pedro Koller, especializado na produção de biodigestores. Ele criou um modelo próprio, utilizando fibra de vidro, e abriu uma empresa no município vizinho, Marechal Cândido Rondon. Lá, venceu uma licitação para implantar 36 destes modelos, interligando diversos produtores por meio de um sistema de gasoduto que transforma o gás metano gerado nos biodigestores, em energia elétrica.

Edemar Rockembach e sua esposa Inara, aumentaram expressivamente a produção de leite, graças a um sistema de condomínios de inseminação artificial, implantado há onze anos, por meio de uma parceria entre os produtores rurais, a Prefeitura e a Emater.

O programa também visita a Escola Agrícola da região para conversar com uma bióloga que mostra a importância do uso dessas técnicas, não só para o meio ambiente como para a produção em si.

Outro projeto que também deu força à suinocultura, pecuária e outras iniciativas rurais da região foi a pavimentação das estradas. Este era um sonho antigo dos moradores que foi realizado há aproximadamente cinco anos, quando o produtor Euclides Dresch viajou para o Mato Grosso e conheceu um projeto de pavimentação entre produtores rurais e o poder público. Na volta, Euclides e outros produtores implantaram projeto semelhante em Toledo.





Criado em 09/04/2012 - 12:15 e atualizado em 18/06/2012 - 15:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí