Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samba de Fafá

Samba na Gamboa se rende ao carisma da musa Fafá de Belém. Após quatro

Samba na Gamboa

No AR em 19/03/2017 - 06:00


Neste Samba na Gamboa, Fafa de Belém conta histórias, canta e, é claro, deixa sua marca registrada: a gargalhada. Em um papo descontraído e bebendo uma caipirinha de maracujá, a intérprete se emociona ao cantar Bom dia, Belém. Em Peguei um Ita pro Norte, junto do Diogo Nogueira, a cantora se levantou, dançou e empolgou o público.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu na capital paraense e já cedo se destacava com sua voz afinada e sua simpatia. Começou a carreira profissional no musical Tem muita goma no meu tacacá, espetáculo que satirizava a política da época. Seu envolvimento com a música e com a política cresceram em ritmo acelerado.

Na política, participou ativamente do movimento das Diretas Já. Em 1984, esteve em comícios, passeatas e foi apontada como a “Musa das Diretas.” Como cantora, virou sucesso com seu timbre grave e músicas de diferentes estilos e ritmos. Sempre ligada às raízes paraenses, não hesitou em trazer para o repertório os carimbós, os siriês e a lambada, chegando a ser tachada de brega.

A cantora não cativou apenas o Brasil. Desenvolveu um carinho especial com Portugal e foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico daquele país. Também teve um papel importante como mulher. Declarou publicamente que sua gravidez foi uma produção independente e posou nua em uma revista masculina, poucos meses depois do nascimento de sua filha. Muito autêntica e bem resolvida, não se abalava quando seus seios chamavam atenção, mas diz que “agora tá todo mundo com um maior que o meu.”

Apresentação: Diogo Nogueira
Direção: Belisario Franca
Produção: Cláudia Lima

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/10/2016 - 14:19 e atualizado em 15/03/2017 - 14:38

Últimas

O que vem por aí