Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Geraldo Azevedo e Maciel Salú “dão uma canja” no Samba na Gamboa

Geraldo Azevedo é um compositor, cantor e violonista pernambucano. Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar, onde conheceu Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista, Marcelo Melo e Toinho Alves que faziam parte do grupo folclórico Construção ao qual juntou-se.

Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com a cantora Eliana Pittman. Fundou o Quarteto Livre que acompanhou o cantor Geraldo Vandré em diversas apresentações. Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano), muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como Tempo Tempero, Pega Fogo Coração, Tempo Folião, etc. É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos.

Herdeiro da tradição da rabeca, filho do Mestre Salustiano – uma das maiores referências do instrumento popular no Brasil e fora daqui –, Maciel Salú fala da importância deste instrumento musical na sua vida no Samba da Gamboa.

“A rabeca faz parte da minha vida. Foi nela que comecei a compor as minhas primeiras músicas, quando entrei na banda Chão e Chinelo. E foi nela que comecei a mostrar o meu trabalho, de Pernambuco para o mundo”, conta o músico.

A importância da rabeca na vida de Maciel é tanta que ele é o único instrumento de cordas tocado pelo músico – apesar de confessar que tentou aprender outros. “É uma coisa que já vem da tradição do meu avô João Salú e do meu saudoso pai Salú, além de outros mestres com quem aprendi, como o Luiz Paixão, Pereira e Pitunga”, afirma.

“É um instrumento que tem um som que realmente mexe com a pessoa. Um som que só a gente que toca pode falar como ele mexe com a nossa alma, com o nosso coração”, revelou o músico, abraçado à sua companheira.

Geraldo Azevedo e Maciel Salú “dão uma palhinha” no Samba na Gamboa.

Confira aqui trechos da gravação do programa com Geraldo Azevedo e Maciel Salú:

Assista também ao episódio: O Samba no Sertão

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/11/2015 - 19:25 e atualizado em 11/11/2015 - 19:25

Últimas

O que vem por aí