Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembrando a Bossa Nossa com Carlos Lyra e Wanda Sá

Carlos Lyra, um dos precursores do movimento Bossa Nova e a cantora de Bossa Nova Wanda Sá conversam sobre suas carreiras com o Diogo Nogueira no Samba na Gamboa.

Carlos Lyra relembra que cantava e tocava violão em festinhas e na casa de amigos, até que, por volta de 1954, começou a participar de festivais e concursos, com composições próprias.

Sua carreira deslanchou em 1959, quando João Gilberto gravou o disco Chega de Saudade, que incluía três de suas composições: Maria Ninguém, Lobo Bobo e Saudade Fez um Samba, as duas últimas em parceria com Bôscoli. No mesmo ano gravou seu primeiro disco solo pela Philips.

Nos anos 60, gravou outros discos, musicou filmes e peças, incluindo o musical Pobre Menina Rica, com Vinicius de Moraes, que mais tarde virou disco, lançando sucessos como Minha Namorada e Primavera.

Antes de dividirem o palco do Samba na Gamboa, a cantora de Bossa Nova e violonista Wanda Sá já  fez parte do professorado de violão da escola de música, que Roberto Menescal tinha junto com Carlos Lyra em 1962.

Ao lado de seu antigo colega de escola, Wanda Sá fala um pouco sobre a sua própria trajetória artística. Em 1962, participou junto com Tom Jobim, Sérgio Mendes e o conjunto Bossa Rio, do programa de TV ao vivo – Dois no balanço -- direção de Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, na TV Excelsior.

Fez parte do conjunto musical Brasil 65 de Sérgio Mendes, indo para os Estados Unidos da América. Volta ao Brasil decidida a prestar vestibular para o curso de Sociologia da PUC-RJ. Casou-se com Edu Lobo e foi morar nos Estados Unidos. Neste período deixou  suas atividades artísticas para se dedicar à família mas quando se separou de Eduardo Lobo em 1982, voltou ao Brasil e retomou sua carreira.

“Uma palhinha” da Bossa Nova no Samba na Gamboa.

Confira aqui trechos da gravação do programa com Carlos Lyra e Wanda Sá:

Assista também ao episódio: A Mulher na Bossa Nova




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/11/2015 - 16:09 e atualizado em 11/11/2015 - 19:14

Últimas

O que vem por aí