Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Do erudito ao popular

Programa transita entre dois universos musicais e recebe Tim Rescala

Segue o Som

No AR em 09/06/2013 - 04:30
Tim Rescala

O Segue o Som convida os telespectadores a embarcar em uma viagem que vai do erudito ao popular. Para fazer a ponte entre os dois universos musicais, Mariano Marovatto bate um papo com o compositor, pianista, arranjador, ator e autor teatral, Tim Rescala. Dono de um currículo de dar inveja aos mais experientes, Tim comenta o início da carreira e alguns dos projetos mais significativos, como o Quinteto Tim Rescala, o programa na rádio MEC e a ópera infantil O Cavalinho Azul, baseada no livro homônimo de Maria Clara Machado.

Iniciado na arte de tocar violão aos 10 anos de idade, o instrumentista Turíbio Santos é considerado um dos maiores violonistas do país. Turíbio tornou-se um grande admirador da obra do maestro Villa-Lobos e, para celebrar o talento e a técnica do artista maranhense, o Segue o Som exibe Choro N 1, de Heitor Villa-Lobos.

Compositor e intérprete que estourou nos anos 1970, Belchior aparece no programa entoando um grande sucesso: Apenas um Rapaz Latino-americano. O artista teve seu início em festivais de música do nordeste, e também compôs Na Hora do Almoço, música ganhadora do IV Festival Universitário da MPB. Tem também o rockeiro americano Iggy Pop e Tom Waits contracenando no filme Sobre Cafés e Cigarros, do diretor Jim Jarmusch. Iggy Pop que, ao lado do companheiro Waits protagoniza uma das esquetes do longa, mostra que também sabe cantar. O Segue o Som exibe a performance do artista acompanhado da banda The Stooges.

O letrista mineiro Cacaso morreu precocemente aos 43 anos de idade, mas suas composições foram imortalizadas por uma infinidade de parceiros como Tom Jobim, Djavan e Edu Lobo. Para matar a saudade do poeta, Edu Lobo em Lero Lero. Longe de um modelo de ópera tradicional, a montagem de Einstein on the Beach pode ser vista nesta edição através de alguns trechos do documentário homônimo The Changing Image of Opera. A peça dura 12 horas e é sucesso de público e crítica, além de um argumento interessantíssimo: a vida do físico Albert Einstein. A composição é assinada por Philip Glass.

Outra novidade do programa é mostrar o processo de gravação de uma das principais bandas de rock inglesa dos últimos tempos, o Rolling Stones. Confira trechos do filme Sympathy for the Devil, dirigido pelo renomado cineasta Jean-Luc Godard. As imagens foram feitas em 1968, pouco antes da morte do ex-Stones Brian Jones, desligado da banda no ano seguinte devido a seu intenso envolvimento com drogas. E o Segue o Som se despede ao som de Smells Like Teen Spirit, retirado do musical Moulin Rouge, sucesso de bilheteria.




Criado em 27/08/2011 - 13:16 e atualizado em 28/05/2013 - 16:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí