Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Do samba ao metal

O Segue o Som recebe os sambistas Moyseis Marques e Alfredo Del-Penho

Segue o Som

No AR em 09/02/2013 - 20:00

Moysés Marques e Maurício PachecoO samba se mistura com a história da música brasileira como nenhum outro ritmo. Na cultura musical é o estilo mais onipresente. E para conversar sobre as nuances inesgotáveis do mais brasileiro dos ritmos, o Segue o Som conta com a presença de um dos maiores talentos da nova geração que surgiu na Lapa e já se consolidou no samba: Moyseis Marques.

Durante a entrevista, o convidado diz que sua geração reverenciou os sambistas clássicos, e que hoje cria muito. Ele cita Paulinho da Viola: “eu não moro no passado, o passado é que mora em mim”. O sambista ainda fala sobre a sua carreira, sobre a influência de Jackson do Pandeiro, discute bossa nova e muito mais.

Além do Moyseis, que vai tocar composições do seu novíssimo disco Pra Desengomar, o programa traz Mário Lago, Elizeth Cardoso, João Nogueira, e o violão brasileiro do trio Madeira Brasil.

Parceiro de Moyseis e radicado no Brasil desde 2001, o violinista francês Nicolas Krassik é um devoto das coisas do país. Em paralelo a uma vibrante carreira solo, Nicolas já colaborou com artistas brasileiros do naipe de Marisa Monte, João Bosco e Yamandú Costa. O programa exibe Lamento Sertanejo.

Dono de um timbre preciso e suave, o cantor, compositor e pesquisador Alfredo Del-Penho tem marcado presença nas rodas da Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro, com um repertório de clássicos e raridades de nosso cancioneiro. Durante um pequeno bate papo, Alfredo fala do primeiro contato com o choro em Niterói, dos musicais sobre música brasileira, do disco de marchinhas, do estilo Boogie Woogie, da interpretação de grandes sambas em dois discos com Pedro Paulo Malta, da sua carreira e muito mais.

O cineasta finlandês Mika Kaurismäki, diretor de Brasileirinho, lançou ano passado o documentário Mama Africa, sobre a vida da cantora sul-africana Miriam Makeba. Forçada a exilar-se por seu posicionamento contra o Apartheid, ela iniciou uma carreira musical bem-sucedida fora de seu pais, e aproveitou essa visibilidade para tornar pública a opressão racial na África do Sul. Miriam aparece no Segue o Som com khawuleza.

O programa traz ainda Clara Nunes, Ivor Lancellotti, Soraya Ravenle, Zé Paulo Becker, Christian Ferras, Stratovarius e Luiz Carlos da Vila. E para finalizar, as Andrews Sisters, grupo vocal norte americano, que fizeram uma loucura com a marchinha Aurora, do Mario Lago.
 




MAURICIO PACHECO E MARIANO MAROVATTO - APRESENTADOR CAROLINA DA CUNHA - PRODUTOR CRISTINA CARVALHO E FERNANDO NICOLETTI - DIRETOR

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/07/2012 - 16:15 e atualizado em 30/01/2013 - 11:33

Últimas

O que vem por aí